O homem quem convida as almas para ficar sempre jovens
  29.10.2015
O homem quem convida as almas para ficar sempre jovens

Yavuz BAYDAR

11 Outubro 2015

O homem quem convida as almas para ficar sempre jovens

Na minha vida, como Suécia, İtalia e İndia sempre foi diferente o lugar do povo do Brasil, desse pais enorme e belo, que tem uma mentalidade aberta como o universo, tem coraçoes grandes como o mundo. Venham de onde eles vierem, sera uma oportunidade de enriquecer para quem sabe o valor dos encontros, dos acordos e das conversas com eles.

Em Julho passado, foi um prazer reencontrar com dois cantores-compositares lendarios Gilberto Gil e Caetano Veloso, que quase eles tem 70 anos. Na semana passada, eu exprimentei outro encontro similar enquanto eu estava escutando Cristovam Buarque que tem uma influencia forte no processo diplomatico e social do Brasil, no reuniao de Abant com titulo “ Oposiçao e Manifestaçao em um Mundo Indefinido” sobre os movimentos parecidos de resistencia social em Sao Paulo e em Gezi de İstambul.

Lutou contra corrupçao 

Buarque, um idealista dedicado ao sistema de ensino, surgido no movimento de esquerda da decada de 1960, teve toda a sua vida centrada na igualdade e no pacifismo para estabelecer uma ordem social. A jornada deste homem interessante que simboliza em si mesmo a paixão pela liberdade que eu vejo em todo brasileiro que eu conheço, de uma maneira, é igual com o que aconteceu no seu proprio pais.

As razoes que o tornam muito especial sao que desvinculou-se do solido-fanatico movimento de esquerda, que voltou para seu pais com objetivo de uma reforma radical na educaçao do país resolvendo adequadamente em hoje o dilema da liberdade-igualdade atraves da iluminaçao espiritual e do auto-questionamento no exílio que ele viveu, que tomou seu lugar na luta politica do Brasil democratico pós-fascismo e que ele lutou incondicionalmente contra a corrupção na parte esquerda. De qualquer maneira, a pessoa que nós ouvimos na Reunião Abant, é um sabio e intelecual famoso com ideias enraizadas no mundo academico.

Este é um Manifesto

CCBT (Centro Cultural Brasil-Turquia) e BAKUM (Centro Cultural Brasil-Anatolia) que fazem muitos trabalhos benéficos, fez maiz um trabalho muito criativo e traduziu um livro muito valioso, no mesmo momento é muito privado, do Buarque. (O livro nao é vendido mas tenho certeza que Bakum ajuda para quem se interesse.)

A inspiraçao do Buarque nesse livro foi um livrinho de trinta paginas “Indigani-vos” de Stephane Hessel que escreveu para juventude de hoje.

Enquanto a Turquia vai a deriva de despotismo so por causa de ambiçao da uma pessoa, talvez esse manifesto seja uma perspectiva de esclarecer as mentes das pessoas que aceitaram de ser preso nesse destino infeliz com o silencio dos inocentes, quem sao como os tres macocos ou avestruz contra cada passo ilegal. Vamos ver algumas partes do livro.

'O tempo de criar a Utopia’

“Mais do que nunca, os jovens, precisam de uma utopia. Se até pouco a utopia era um sonho para construir o paraíso na Terra, agora ela é, em primeiro lugar, o sonho para impedir os desastres: da catástrofe ecológica e da desigualdade social rompendo o sentimento de semelhança entre os homens.”

“Os jovens, mais do que os velhos, precisam assumir duplo compromisso: frear o desastre e construir a utopia. Antes disto, porém, precisam inventar a utopia. Diferente de seus pais, que herdaram sonhos a serem construídos e que se mostraram impossíveis ou inconvenientes, agora é preciso formular o desenho de um novo projeto utópico. Já não basta sonhar com a igualdade plena sacrificando a liberdade, como propunham os socialistas; nem esperar que o mercado ofereça a todos a abundância do consumo, como sonhavam os capitalistas. Estas duas alternativas mostraram-se falsas promessas para realizar o sonho de um mundo com a perfeição possível para atender os sonhos utópicos.”

“Ao fracassarem, mostraram que a revolução industrial com seus propósitos de produção, consumo e renda, e sua lógica de uma racionalidade antiespiritual, não estão sendo capazes de construir um mundo eficiente e harmônico.”

Diga “Nao”

“Nao se acostume. Sinta alergia a monotonia. Reaja ao habito que toma conta da gente ao viver em um mundo perverso; e contra a pior das maldades que é se acostumar com ele. Nao se acostume a falta de ar em um mundo sem sonhos. Nem ao vicio de desejar apenas o possivel. Nao se acostume com a velhice antes do tempo. E, quando ela chegar, nao pare de desejar o impossivel, mesmo sabendo que nao tera tempo para construi-lo, nem ve-lo. O mundo esta cheio de pessoas tesouras cortando asas de sonhos. Acostumar-se é morrer.”

“ Reaja as duvidas, procurando as respostas. E quando encontrar com aquelas que lhe dao certezas, procure novas duvidas. Cada vez que se acostumar com as respostas, mude as perguntas. Nao aceite duvidas sem procurar responde-las, nem certezas sem formular questionamentos.” 

“Reaja contra a falta de liberdade. Grite, grite sempre e o mais alto possivel contra o silencio que acomoda e engana. Reaja contra o partido unico, criado pela submissao e a conivencia dos bajuladores e oportunistas; grite alarmado contra o pensamento unico criado pela mudez conformada, assustada ou conivente dos intelectuais, pela imprensa medrosa ou comprada, ou simplismente cega, sem capacidade de analise independente. Diga nao. Sinta o orgulho de dizer nao quando todos ao redor dizem sim. O prazer de nadar contra a corrente de ideias.”

Fonte: bugun.com.tr/