Serviços Turcos no Exterior

O setor de contratação para a construção é um setor pioneiro na Turquia, assim como no mundo, em termos de contribuições para o emprego, exportações e receitas cambias. A quota do setor da construção no emprego não-agrícola é de aproximadamente 10-11%, excluindo os tempos de crise. A arrecadação das receitas cambias através da contratação de serviços e exportação de materiais de construção para as quantidades acima mencionadas, equivale a 10% do total das exportações da Turquia.

A contratação de serviços turcos iniciou a sua expansão internacional na década de 1970 com os primeiros contratos assinados com a Líbia, seguido da Arábia Saudita. Mais de 90% da contratação de serviços turco no exterior em 1970 e 1980 foram realizadas em países árabes. Como resultado das dificuldades econômicas e a instabilidade política no Oriente Médio e Norte Africano na década de 1990, os empreiteiros turcos voltaram suas atividades para a Comunidade de Estados Independentes (CEI), Europa Oriental e Ásia, e eles empreenderam em importantes países como a Federação Russa, Ucrânia, do Cáucaso, Repúblicas da Ásia Central e Paquistão.

pag260No período entre 1972 e 2009, as empresas contratantes turca realizaram 5.100 projetos em 75 países diferentes, totalizando 155 bilhões de dólares. Os primeiros 6 países onde esses projetos foram realizados são: Federação da Rússia (20.47%), Líbia (14.93%), Turcomenistão (11.03%), Cazaquistão (6.87%), Arábia Saudita (5.19%) e Iraque (4.99%).

Durante as décadas de 1970, 1980 e 1990 os contratados turcos estavam envolvidos principalmente na construção habitacional. Depois de 2000, os empreiteiros turcos diversificaram os mercados em que tinham sido ativados e, desenvolveram as suas competências profissionais nas autoestradas, oleodutos, aeroportos e sistemas de metrô urbanos, que são os mais avançados tecnologicamente. As empresas contratantes turcas começaram a trabalhar em seus mercados tradicionais como acionistas e administradores.

pag261Em 2008 o volume total de negócios atingiu 23,6 bilhões de dólares, enquanto que em 2009 devido ao impacto da crise global este volume atingiu 18,1 bilhões de dólares.

Quando olhamos para os projetos realizados em 2009, pode-se  observar que a Líbia em termos  de rendimento ocupa o primeiro lugar com 3,9 bilhões de dólares, seguido pelo Turquemenistão, Argélia, Catar e a Federação Russa. Os projetos de estrada-ponte-túnel, construção de equipamentos socioculturais, aeroportos, sistemas de irrigação, centros comerciais e habitação foram esferas de atividades que que se destacaram e atingiu mais da metade da quota total dos projetos realizados no mesmo ano.

Em uma das principais revistas do setor da construção, “Engineering News Record”, 31 empresas turcas foram incluídas na lista “The World’s como as 225 maiores empresas contratantes”, que avalia o valor total dos projetos realizados no ano anterior. Dentre este total a Turquia foi a segunda colocada.

As empresas turcas envolvidas no setor da construção são organizadas de acordo com sua área de especialização como associações, fundações ou sindicatos. Entre as 150 empresas-membro da organização, a mais experiente é a líder da União Turca de Empreiteiros (UTE), cujo realiza 70% do volume de contratos nacionais e 90% de todos os contratos no exterior. A UTE é seletiva, em termos da associação dos seus membros e esta incorpora apenas as empresas que têm uma elevada capacidade técnica e financeira. A sua composição é formada através indicação de competência profissional por parte dos empregadores estrangeiros.

 

Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010