Educação Formal

A educação formal inclui educação pré-escolar, ensino primário, ensino secundário e ensino superior.

mapa_vermelho Educação Pré Escolar: A Educação pré escolar não é obrigatória e é uma educação voltada para crianças entre 3-5 anos de idade, que estão sob a idade de ensino primário obrigatório. A educação pré-escolar pode ser oferecida por associações independentes ou instituições tais como creches, berçários, escolas preparatórias, pré escolas, Jardim de infância e outras diferentes instituições acadêmicas vinculadas e administrada pelo ministério de educação. Durante ano letivo de 2009-2010, um total de 980.654 crianças foram atendidas nas 26.681 instituições pré-escolares e assistidas por 42.716 professores e mentores.

pag356mapa_vermelho Ensino Primário: O Ensino primário compreende a educação voltada para crianças entre 6-13 anos de idade. Este  ensino  é   obrigatório  para   todos  os  cidadãos  e  é oferecido gratuitamente nas escolas públicas. As escolas primárias são instituições que oferecem oito anos de educação continuada e ao final deste período concede aos graduados um diploma de Ensino Primário.

Durante o ano letivo de 2009-2010, um total de 10.916.643 estudantes foram educados nas 33.310 escolas de ensino primário e assistidos por 485.677 professores.

Os livros didáticos dos alunos utilizados nas escolas públicas primárias são fornecidos gratuitamente pelo governo.

O (YIBO) Sistema de Escolas Internas Primárias Regionais, foi estabelecido para efeito de prestação de serviços educacionais a crianças de famílias carentes bem como para crianças oriundas das zonas rurais. Qualquer e todas as despesas dos estudantes do (Y?BO) são custeadas pelo governo. No ano letivo de 2009-2010, um total de 265.285 estudantes foram atendidos em 574 instituições (Y?BO).

pag357A Educação Básica Móvel e continuada foi estabelecida com o objetivo de proporcionar  uma educação de qualidade para estudantes em defasagem escolar, bem como para as crianças em idade escolar residentes em vilarejos e assentamentos espalhados em pequenas populações desprovidos de escola. No ano letivo de 2009-2010, um total de 667.641 alunos de 23.072 escolas foram transportados diariamente para 5.759 centros de ensino.

A fim de proporcionar a igualdade de ensino e dar suporte à educação básica, os programas de educação à distância foram implementados. Entre estes se destaca o Ensino de Primeiro Grau à distância, o qual propicia ao cidadão residente no país ou no exterior em defasagem escolar, a oportunidade de concluir os oito anos de ensino correspondente ao Primeiro Grau. No ano letivo de 2009-2010, um total de 389.948 alunos foram beneficiados com o Programa de Educação Primária à distância.

Desde o final de 2009, foram estabelecidos um total de 28.939 “Cursos de Formação Técnica” a nível de primeiro e segundo graus.

 

pag358mapa_vermelho Ensino Secundário: O ensino secundário (médio) inclui pelo menos 4 anos letivos e compreende o ensino regular de formação técnica e profissional.

As escolas secundárias, com suas variedades curriculares, consistem no ensino do segundo grau. Após concluir o primário o estudante habilita-se para o ensino secundário e obtêm o direito de continuar a sua educação, dependendo de suas habilitações e interesses.

Geralmente o ensino secundário oferece as modalidades de ensino nas áreas de ciências, ciências sociais, formação de professores, escolas de belas artes de Anatólia e o de esporte. Os cursos profissionais e técnicos consistem no sistema de ensino secundário para meninos e, por outro lado, os cursos profissionais de comércio, turismo e teologia de ensino secundário para meninas.

pag359Durante o ano letivo de 2009-2010, aproximadamente um total de 4.240.139 estudantes de 8.913 estabelecimentos de ensino secundário foram assistidos por 206.862 professores.

Através do projeto de reestruturação do ensino secundário, os livros didáticos foram também fornecidos gratuitamente aos estudantes no período letivo de 2009-2010.

O Sistema de Educação à Distância também beneficia os estudantes do ensino secundário em defasagem escolar dando-lhes oportunidade de dar continuidade a seus  estudos e reintegrando-os ao sistema. Este programa e fornecido pelos Estabelecimentos de Ensino do Segundo Grau à distância (AÖL) bem como por Escolas profissionalizante e Escolas Técnicas à Distância. Durante ano letivo de 2009-2010, um total de 601.038 estudantes foram beneficiados com o sistema de Educação Secundária à Distância.

 

mapa_vermelho Educação Especial: O objetivo da educação especial é atender as necessidades dos indivíduos portadores de deficiência, reintegrá-los a sociedade e habilitá-los profissionalmente.

As instituições e escola comprometidas com a educação especial oferecem educação designadas aos portadores de deficiência: física, visual, auditiva e mental reduzida (educáveis), bem como estudantes com problemas de aprendizado e superdotados.

As Escolas especiais também estão de acordo com o nível do Sistema Educação Nacional da Turquia. Mas antes de ingressar no sistema de Educação Básica o estudante é submetido a cursos preparatórios. Por outro lado, os portadores de deficiência com capacidade para estudar, ingressam diretamente no sistema. Durante o ano letivo de 2009-2010, um total de 28.195 estudantes foram assistidos por 6.928 professores em 583 Instituições de educação especial. Além disso, um total de 15.707 estudantes foram treinados e reintegrados em 76.204 escolas do ensino regular. Atualmente existe aproximadamente 659 alunos distribuídos nas 77 pré escolas de educação especial.

 

mapa_vermelho Ensino Privado: O ensino privado compreende todo e qualquer estabelecimento de ensino de diferentes níveis de educação não custeados pelo governo. Podemos citar como estabelecimentos particulares aqueles que oferecem cursos de preparação, cursos profissionalizantes, cursos técnicos, bem como centros de reabilitação e educação especial e centros de estudos privados.

No ano letivo de 2009-2010, um total de aproximadamente 3.664.072 alunos foram assistidos por 106.382 professores de 15.944 da rede de ensino particular.

 

pag361mapa_vermelho Ensino Superior: O Ensino superior compreende o sistema de educação que e oferecido aos indivíduos, após  o ensino secundário, treinamento e especialização a nível superior durante um período mínimo de 2 anos o qual pode estender-se até o mais alto nível tais como Licenciatura Plena (bacharelado), Pós-Graduação Mestrados e Doutorado.

Licenciatura curta é o grau acadêmico médio, baseado no ensino secundário, por um período mínimo de 4 semestres necessários para aquisição do diploma equivalente, visando proporcionar força laboral para os diversos setores profissionais. A Licenciatura Plena (bacharelado) é o grau acadêmico de ensino a nível superior realizado por um período mínimo de 8 semestres necessários para aquisição do diploma equivalente. Por outro lado, mestrado é também um grau acadêmico de nível superior, mas com base no curso de licenciatura  plena realizado  por um período mínimo de 2 semestres ou 10 semestres a depender dos requisitos de cada especialidade.

pag362Os estudantes de mestrado, após a conclusão deste curso são considerados “peritos” ou “especialistas” em seu campo de estudo.

Na Turquia, durante o ano letivo de 2009-2010 foram constatadas um total de 139 universidades, sendo que 45 delas pertencentes ao setor privado ou fundações.

Durante o ano letivo de 2008-2009 um total de aproximadamente 2.889.070 estudantes universitários bem como os estudantes do sistema de ensino à distância, foram assistidos por 97.923 acadêmicos e professores.

Até o final de 2009 um total 23.912 estudantes foram beneficiados como bolsistas para universidades públicas e privadas no exterior, com o objetivo de fazer carreira acadêmica. Por outro lado, a grande maioria dos estudantes do ensino superior que estudam no país são beneficiados financeiramente pelo sistema de Crédito de Ensino Superior, para despesas educacionais; Assim como também recebem ajuda de custo residencial (dormitórios) através da Instituição de Residência e Crédito para Ensino Superior (YURTKUR) com o objetivo de suprir as necessidades de moradia.

Durante o ano letivo de 2009-2010, um total de 413.586 estudantes dos cursos de bacharelado, licenciatura, mestrado e  doutorado  foram beneficiados pelo Crédito  Educativo, 185.422 estudantes receberam bolsas de estudo, 140.957 foram beneficiados com bolsa de estudos e 474.280 outros estudantes de bacharelado oriundos de associações universitárias receberam empréstimo de ensino. Além disso, as instituições providenciaram serviço de acomodações em 241 dormitórios com capacidade para 222.633 camas em 80 cidades e 91 distritos.

Os alunos que ingressam nas instituições de ensino superior, são selecionados e posicionados, por um sistema de exames administrativo centralmente. A base deste sistema é o Exame de Seleção do Estudante (ESE), e a organização, seleção e posicionamento dos alunos é de responsabilidade do Centro de Administração (ÖSYM), que está vinculado ao Conselho do Ensino Superior (YÖK). ÖSS é um exame de duas etapas realizado anualmente. ÖSYM é uma organização responsável pela organização de exames, seleção e posicionamento de estudantes estrangeiros que desejam ingressar nos cursos de graduação na Turquia. Não é exigido que os requerentes falem o idioma turco, pois este exame está disponível em turco e inglês. Aqueles bem sucedido no Exame para Estudantes Estrangeiros têm direito a uma licença de dois semestres para aprender a língua turca, se o quiserem fazê-lo. O Centro de Pesquisa e Aplicação Línguas Turca e Estrangeiras (TÖMER), vinculado à Universidade de Ankara, oferece cursos de língua turca para estrangeiros.

 

mapa_vermelho Sistema de Ensino Superior: Na Turquia todas as instituições de ensino superior, universidades, institutos de alta tecnologia, faculdades, institutos, entidades superiores de educação, conservatórios, escolas profissionalizantes e centros de aplicação e pesquisa estão sob a supervisão do Conselho de Ensino Superior (YÖK).

O Conselho de Ensino Superior (YÖK) é uma autarquia com entidade jurídica operando em conformidade com “A Lei da Educação Superior”, o mesmo, organiza, regula e direciona as atividades das instituições de ensino superior. Além de supervisionar a cooperação e coordenação entre instituições de ensino, o Conselho também elabora planos de curto e longo prazo para criar ou desenvolver tais instituições, bem como graduar os docentes na Turquia ou no exterior e supervisionar a execução destes programas.

 

Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010