06.04.2016
Conselho Consultivo do CCBT no Rio de Janeiro

Luiz Henrique Pereira da Fonseca

  Nasceu no Rio de Janeiro no dia 1º de outubro de 1945.
  Formado pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro em 1968.
  Começou a sua carreira no Instituto Rio Branco, Academia Diplomática Brasileira, em 1967.
  2012 - Consulado Geral do Brasil em Istambul, Cônsul Geral.
  2008 - 2012 Consulado-Geral do Brasil em Milão, Cônsul Geral.
  2006 - 2008 Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.
  2001 - 2006 Embaixada cumulativa em Helsínquia com a Embaixada em Tallinn, o Embaixador.
  1995 - 2001 Embaixada em San Salvador, Embaixador.
  1990 - 1995 Embaixada em Lisboa, Ministro Conselheiro.
  1988 - 1989 Ministério das Relações Exteriores, Departamento Econômico.
  1983 - 1987 A Missão Permanente o Brasil para as Organizações Internacionais em Londres.
  1981 - 1982 Ministério das Relações Exteriores, Departamento Econômico.
  1978 - 1980 Embaixada em Santiago, primeiro secretário.
  1974 - 1978 A Missão Permanente o Brasil para as Organizações Internacionais em Genebra.
  1972 - 1974 A Missão Permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, DC, Segundo Secretário.
  1967 - 1971 Ministério das Relações Exteriores, Departamento Econômico.
  Sua tese para o Curso de Estudos avançados no Instituto Rio Branco, tendo como tema principal "a Organização Marítima Internacional (IMO)", foi publicada em 1989 pelo Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) / Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG).

Solange Greco da Fonseca

  Formada em Letras pela Universidade Santa Úrsula, Professora de Inglês, bem como de Etiqueta e Protocolo, com livros publicados em português, inglês, italiano, espanhol e turco.
  Também é Pintora, com quadros expostos e vendidos em vários países.

 

 

 

Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto

  Coordenador de pesquisa de pós-graduação em Antropologia e do Núcleo de Estudos sobre o Oriente Médio da Universidade Federal Fluminense, de Niterói.
  Na instituição, trabalha com três linhas de pesquisa: estudo do Islã na Síria, estudo do Islã no Brasil e estudo da identidade árabe no Rio de Janeiro.
  É graduado em História, além de Medicina, tem mestrado em Antropologia da Ciência e Ensino e doutorado em Antropologia, com enfoque em Islã e Sufismo.
  Nascido em 1968, é de origem árabe, além de portuguesa, e morou na Síria entre os anos de 1999 e 2001.
  Tem três livros publicados.

Liza Dumovich

  Doutoranda em Antropologia no Programa de Pós-Graduação (PPGA) da Universidade Federal Fluminense (UFF).
  Possui Mestrado em Antropologia pelo PPGA/UFF (2012) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Candido Mendes (2008) e em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002).
  Atualmente é pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos do Oriente Médio NEOM-PPGA/UFF e Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas do Oriente Médio CEPOM/UCAM, com enfoque nos seguintes temas: islã, conversão religiosa, subjetividades religiosas e gênero.
  Autora do livro "Ya, habibi: conversão feminina ao islã no Rio de Janeiro".

 

Edna Raquel Hogemann

  Advogada
  Pós-Doutora em Direito (UNESA/RJ)
  Doutora e mestre em Direito (UGF/RJ)
  Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá
  Professora Adjunta e Coordenadora Acadêmica do Curso de Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  Coordenadora do Grupo Interinstitucional de Pesquisa Direitos Humanos e Transformação Social
  Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros-IAB, da Law and Society Association/EUA e da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa-AILPcsh

Ilir Snopche

 Bachelor's at Mathematics from University of St. Cyril and Methodius (2004) and doctorate at Mathematics from State University of New York at Binghamton (December, 2009).
 Post-doctorate from the University of Virginia and from the University of Brasilia. At the moment, Professor Adjunto I at the Federal University of Rio de Janeiro.
 Has experience in Mathematics, focusing on Algebra, acting on the following subjects: infinite group theory, profinite groups, pro-p groups, p-adic analytic groups, lie algebras, zeta functions of groups, class field theory.

 

 

Abdul Nasser Haikal

  Vereador Duque de Caxias 88/92.
  Pesquisador
  Presidente da Cooperativa Fluminense.
  Foi vice-presidente da FCCE ( Federação das Câmaras de Comércio Exterior) para o Oriente Médio.
  Presidente da FECOTRAL (Federação das Cooperativas de Transporte Alternativo) 2000/2002.
  Foi Membro do Conselho de Administração da OCB-RJ (Organização das Cooperativas do Brasil).
  Secretário de Transportes de Duque de Caxias 2007/2009.
  Agente de Comércio Exterior com formação pelo Massachusetts Institute Of Business MBA em International Trade Management.
  Empresário Diretor da Empresa Gestão Energética - Energias Alternativas

 

Gisele Fonseca Chagas

  Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (RJ).
  Atualmente é professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.
  É vice-coordenadora do Núcleo de Estudos do Oriente Médio (PPGA/UFF), com pesquisas nas áreas de Antropologia da religião, com estudos em comunidades muçulmanas no Brasil e na Síria, Antropologia do Oriente Médio, gênero, nacionalismo e etnicidade.

Adriano Giglio

  Sociólogo
  Professor e gestor público especializado em educação
  Atualmente é Assessor-Chefe de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.
  É docente estadual e da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, onde exerceu cargos de Diretor Geral de Escola Técnica e Diretor Administrativo da Fundação.
  Foi Pró-Reitor da Universidade Estadual da Zona Oeste e atuou por anos como docente na graduação e pós-graduação de universidades privadas, nas áreas de Sociologia, Políticas Públicas, Educação e Ciências Políticas para os cursos de Serviço Social, Direito e Pedagogia.
  Exerceu o cargo de Subsecretário Adjunto da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e foi consultor de impacto social em projetos de intervenções urbanas, como o Favela Bairro na Cidade do Rio de Janeiro.
  Mestre em Sociologia pelo IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro), com MBA em Gestão da Educação Profissional pela EBAPE-FGV (Escola Brasileira de Administração Pública de Empresas da Fundação Getúlio Vargas)
  Especialista em Sociologia Urbana pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
  Bacharel em Ciências Sociais pelo IFCS-UFRJ (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro) com Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela FE-UFRJ (Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro)


Os artigos da ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA do CCBT, realizada no dia 01 de agosto de 2014, que criam e definem os conselhos consultivos do CCBT:

“Art.43 - O CONSELHO CONSULTIVO:

  1. o Conselho Consultivo é órgão de consulta e de assessoramento da Diretoria Executiva do CCBT, composto por um Comitê Executivo e por um Comitê de Assessoramento, escolhidos segundo critérios da Diretoria Executiva, com mandato de 02 (dois) anos, permitida a reeleição e visa otimizar o funcionamento do CCBT. 
  2. O Conselho Consultivo não possui número fixo de integrantes, sendo integrado por pelo menos 02 (dois) Conselheiros em cada um dos Comitês, associados ou não do CCBT.

Atribuições:

Art. 44 - O Comitê Executivo do Conselho Consultivo é órgão exclusivamente de consulta da Diretoria do CCBT, constituído por pessoas de reconhecida capacidade e competência em assuntos ligados à realização de eventos e projetos voltados à cultura, arte e educação.

Art. 45 - Compete aos membros do Comitê Executivo as seguintes atribuições e responsabilidades:

a) convocar suas próprias reuniões e/ou comparecer às reuniões convocadas pelo Diretor Presidente do CCBT;

b) opinar sobre os projetos de cultura, arte, educação e sobre quaisquer ações relativas ao desenvolvimento das atividades inerentes ao objeto social do CCBT que lhe sejam submetidas;

c)  contribuir com sugestões, críticas e pareceres a serem analisados pela Diretoria Executiva, acerca do planejamento da execução dos projetos culturais aprovados, busca de recursos financeiros e patrocínios e destinação;

d) expor ideias e contribuir na formulação da estratégia do CCBT no desenvolvimento do seu objeto social, risco operacional, estratégias de marketing e comunicação, gestão de pessoas, planejamento e orçamento;

e) contribuir na escolha de parcerias para a implantação de projetos do CCBT.  

Art. 46 -  O Comitê de Assessoramento do Conselho Consultivo é órgão exclusivamente de assessoramento da Diretoria Executiva, para melhor desempenho da gestão do CCBT, constituído por profissionais, executivos de reconhecida competência em Administração.

Compete aos membros do Comitê de Assessoramento as seguintes atribuições e responsabilidades:

a) comparecer às reuniões  convocadas pelo Diretor Presidente do CCBT;

b) assessorar os gestores da matriz e das filiais nos estudos dos planos de atividades e de ação da Diretoria na administração do CCBT;

c) opinar sobre consultas que lhe sejam feitas pela Diretoria;

d) sugerir condutas para melhor desempenho da Administração do CCBT;

e) opinar sobre a conveniência e oportunidade da participação do CCBT em projetos, convênios, parcerias e quaisquer outros tipos de associação com entidades voltadas aos mesmos interesses das atividades fins do CCBT;

f) opinar sobre a aceitação de patrocínios, donativos e legados e respectiva aplicação dos recursos;

g) assessorar a Diretoria em tudo o quanto for solicitado visando otimizar o desempenho do CCBT no alcance dos seus objetivos sociais e desenvolvimento institucional;

h) aprovar e alterar o regimento do próprio Conselho Consultivo.

.............."