Publicidade e Relações Públicas

O setor de Publicidade na Turquia tem estreita cooperação com o resto do mundo e tem mostrado uma evolução muito rápida nos últimos anos.

Como parte da globalização, os investimentos publicitários totais no mundo são de aproximadamente de 500 bilhões de dólares. Por outro lado, as despesas totais com publicidade na Turquia, que subiu para quase 4 bilhões de dólares em 2008, diminuiu cerca de 15% em 2009, com o impacto da crise global em curso, e subiu para 3.400 milhões de dólares. Do gasto total, 52.11% é composto de televisão, 29.56% da imprensa escrita, de 7.16% ao ar livre, 6.58% de publicidade na Internet, 3.18% do rádio, e de 1.41% do cinema.

pag319As empresas de publicidade turcas se tornaram mais populares e bem sucedidas com os prêmios que recebem a cada ano em diversos ramos da publicidade. O evento mais importante do país neste setor é o Crystal Apple Advertorial Prêmios da Turquia, o qual foi realizado em 21 de junho de 2009. Cerca de 1.000 anúncios entram nesta competição a cada ano com premiações separadas para a melhor TV, imprensa, rádio, cinema, publicidade exterior e Internet, fotografia, melhor propaganda, bem como a melhor propaganda de produção direta, direção e música de filmes.

A campanha denominada “Regenerar da Economia”, considerada como um projeto de responsabilidade social foi lançado através das iniciativas da Associação de Agências de Publicidade e com a contribuição de todos os canais e instituições do setor com o objetivo de reanimar a economia turca afetada pela crise global e foi realizada como uma grande campanha em 2009.

mapa_vermelho Relações Públicas: As iniciativas de organização dos peritos PR datam de 1969. A Associação de Relações públicas foi criada três anos mais tarde em Istambul.

A Associação tinha 157 membros no final de 2008 e mantém uma estreita cooperação com o Ministério Público associação de Relações Internacionais (IPRA) e a Confederação Européia de Relações Públicas (CERP). A Associação, que é uma parte de Princípios do acordo do Pacto Global, tornou-se membro do CERP, em 2002, e membro da Global Alliance em 2004. Enquanto isso, um “Conselho de comunicação”, também foi criado com a participação de associações e sociedades que operam no setor PR.

Um grande número de empresas se associou ao setor, especialmente na década de 1990. Atualmente, várias relações públicas e empresas de consultoria oferecem serviços de comunicações, em Istambul, Izmir, Ankara, Bursa e outras grandes cidades e o seu número está aumentando a cada dia.

 

Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010