Vida Religiosa

Quase 98% da população da Turquia é muçulmana, enquanto que o restante é composto pela religião judaica e as várias comunidades cristãs. Todo cidadão tem o direito a liberdade de religião e o direito de praticar sua fé no país, como indicado na Constituição. Ninguém pode ser forçado a participar de cultos, rituais e cerimônias religiosas para expressar suas crenças religiosas e convicções. Além disso, ninguém pode ser perseguido por causa de sua convicção religiosa ou mesmo ser impedido de fazer adorações.

Os turcos têm os conceitos religiosos tolerantes, baseados no Alcorão, o livro Sagrado dos mulçumanos, que promove a ideia de que religião e convicções implicam numa escolha pessoal conhecida apenas por Deus e o indivíduo. Isso significa que não existe obrigatoriedade de religião. Esse princípio encorajou uma profunda cultura de tolerância e hospitalidade, profundamente enraizada ao longo dos séculos na população turca. Atualmente, existem 233 igrejas e 31 sinagogas ativas no país. Em toda a Turquia, é possível encontrar templos de adoração das três grandes religiões lado a lado, e de uma forma raramente vista em qualquer outro país, devido à textura multireligiosa da sociedade turca.

 

pag379mapa_vermelho Laicismo: Um dos princípios fundamentais da República Turca é o laicismo. Entre os países islâmicos a Turquia é único país que possui laicismo na sua  constituição e esta doutrina é posto em pratica na vida social. No período da república, em 3 de março de 1924, o Califado e o Ministério da Lei Islâmica foram abolidos e com isso deu-se início a unificação da educação e justiça. Esses processos constituíram grandes passos para o começo da fundação do laicismo. Reforma do chapéu, o fechamento de alojamentos e de recuos do dervixe, a mudança do feriado semanal de sexta-feira a domingo, e a adoção do alfabeto Latim e do calendário gregoriano são algumas das inovações que foram realizadas, e finalmente em 5 de fevereiro de 1937, a lei sobre laicismo foi constitucionalizada.

 

mapa_vermelho Presidência de Assuntos Religiosos: Todas as atividades relacionadas com as crenças, doutrina e a ética do Islã, bem como as atividades de informação e esclarecimento ao público sobre assuntos religiosos na Turquia são realizadas pela Direção de Assuntos Religiosos, cujo foi estabelecida em 3 de março de 1924 e vinculada ao Gabinete do Primeiro-Ministro. Esta instituição emprega um total de 94.207 pessoas e procura encorajar, sem discriminação, a todos os cidadãos muçulmanos cumprirem suas obrigações religiosas, através de seus escritórios centrais e locais, bem como a nível nacional e internacional.

Considerando as condições sociais e as exigências, o PRA organiza encontros nacionais e internacionais para desenvolver as suas atividades religiosas e esclarecer a sociedade, de acordo com os princípios fundamentais do Islã e razão da ciência moderna, sobre assuntos religiosos, através da efetiva experiência da história islâmica.

 

Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010