Música Turca

A música turca desenvolveu-se em diversos estilos a partir da era Seljuk até os dias atuais. Estes gêneros podem ser especificados como música clássica desenvolvida nas cidades por intelectuais, música folclórica turca que se desenvolveu ao longo dos séculos como forma direta de expressão das pessoas comuns da Anatólia, música religiosa e música militar. No entanto as músicas pop, rock e jazz, cujo demonstraram um grande desenvolvimento nos últimos tempos, são alguns outros estilos de músicas apreciada na Turquia.

 

mapa_vermelho Música Polifônica Turca: Na Turquia, as obras de música começaram a se difundir imediatamente após a proclamação da República. Sob a orientação de Atatürk, um movimento orientado para a música ocidental começou com empreendimentos musicais e espetáculos, em que a música contemporânea e a música folclórica turca constituíram a base fundamental e técnicas de músicas e instrumentos internacionais foram utilizadas. Instituições básicas começaram a serem estabelecidas tanto pelos alunos talentosos graduados no exterior como por mestres estrangeiros contratados para trabalhos na Turquia tais como Joseph Marx, Paul Hindermith, Carl Ebert e Béla Bartok.

pag449Os esforços para executar a música popular, dentro do sistema polifônico do Ocidente, resultou no estabelecimento do Conservatório Estadual de Ankara em 1936. Artistas como: Cemal Resit Rey, Ahmed Adnan Saygun, Ulvi Cemal Erkin, Ferit Alnar e Necil Kazim Akses, que compõem a primeira geração de compositores na época da República, foram treinados em diversos conservatórios no Ocidente. Eventualmente, as gerações posteriores, criaram uma escola de composições contemporâneas turcas baseadas na música popular, que de certa forma, foram inspirados por movimentos ocidentais. O eixo comum dos compositores da primeira geração foi a intenção de beneficiar a música folk, e incluir motivos internos, bem como incluir músicas folclóricas em suas obras, embora houvesse diferenças significativas de estilo e interpretação entre eles. No entanto, Adnan Saygun  que realizou  pesquisas  e arranjos sobre  o folclore turco, transformou o impressionismo em estandarte nacional e desempenhou um papel fundamental na promoção da música turca através de suas conferências e concertos realizados no exterior.

A Orquestra Sinfônica da República, cujo é o mais antigo grupo sinfônico, contribuiu significativamente para a introdução e divulgação da música polifônica através de concertos nacionais e em diversos países tais como Alemanha, EUA, França, Espanha, Itália, Coréia do Sul e Rússia. A orquestra foi contemplada com “Honorary Award 2008” pela Fundação de Musica Sevda Cenap And. Atualmente, assim como a orquestra Sinfônica do Estado de Istambul, Izmir, Antalya, Bursa e Çukurova, o Coro Estadual Polifônico fundado em 1988, permanece ativo através de realizações de turnês para concertos nacionais e no exterior.

Atualmente, além das orquestras estaduais, a Orquestra Sinfônica de Bilkent, Orquestra Filarmônica de Istambul, Borlas e a Orquestra da Câmara de Abanque, estão entre as proeminentes orquestras privadas.

Dentro deste contexto, maestros como: Rimet Misse, Gore Kcal,  Regim. Gomem e Betim  Gumes, os quais  têm conduzido grupos internacionais e gravado álbuns nacional e internacional na Turquia também elevou músicos de renome mundial, graduados no exterior, graças à lei de apoio a crianças dotadas de talento excepcional. Podemos citar entre músicos famosos turcos que conquistaram diversos prêmios em concursos internacionais, bem como, gravaram inúmeros álbuns: Edil Bret (pianista), Suma Khan (violinista), a Gere e irmãs Usher Peine (pianista), İsmail Asam (violinista), Fuzil Sá (pianista), Chiam Asim (violinista), Ayla Erduran (violinista) e Gülsen Tatu (flautista).

 

mapa_vermelho Música Clássica Turca: A música clássica turca, que é uma música urbana, levou um longo período para estabelecer-se e caracterizar-se. Suas amostras mais antigas são as obras de gênios da música e compositores, como El-Kindi, Al Farabi (870-950), Safiyüddin Abdülmümin Urmevi (1237-1294) e Meraga de Abdülkadir (1360-1412). Admite-se que Buhurizade Mustafa ltri Efendi (1640-1712) levou a música clássica turca ao apogeu através da composição de suas obras no final do século XVII.

Podemos citar como instrumentos fundamentais da música clássica turca, o tambur (instrumento de cordas de pescoço comprido). Ney (flauta feita do bambu), kemençe (um pequeno violino de três cordas, tocado como violoncelo), o alaúde, kanun (cítara turco com 72 cordas), rebab (instrumento de cordas com pescoço longo), gaita de foles para a melodia, anel, tamborim, kudüm (um pequeno tambor) e halile (pequenos címbalos turco, cobre) os quais são exemplos de instrumentos de ritmo.

A música clássica turca está dividida em dois principais sub-estilos temáticos, como: religiosos e não religiosos. Na música clássica turca, que é basicamente uma música modal, há centenas de interpretações, bem como, inúmeros blocos de ritmos chamado de “Usul”. Os sons intermediários que não estão presentes na música ocidental são também os elementos específicos da música turca. Tudo isso oferece infinitas possibilidades de movimento e riqueza para as melodias da música turca monofônica.

pag451As instituições educacionais para a música clássica turca durante a era otomana foram “Enderun” e “Tekke”, as quais eram vinculadas ao palácio. Darülelhan foi a primeira escola oficial de música clássica turca, estabelecida nos últimos anos do período otomano. A Escola Darülelhan, inicialmente foi denominada de Conservatório Municipal de Istambul no período da República e, em seguida Conservatório da Universidade Estadual de Istambul. Atualmente, existe o Conservatório de Música Turca, da Universidade Técnica de Istambul, estabelecido em 1979 e posteriormente a este, muitos outros conservatórios de Universidades se estabeleceram.

A estação de rádio do estado, estabelecidas no período da República, serviu não só para a divulgação da música clássica turca, mas também para a sua execução. Atualmente podemos encontrar entre as instituições de Música Clássica Turca,  as mundialmente renomadas instituições de Istambul, Ankara, Izmir, Diyarbakır, Elazig, Bursa e Samsun “Coros de Música Clássica Turca” bem como, “Grupo Histórico de Musica Turca de Istambul”, “Grupos Estaduais de Música Turca de Edirne e Istambul” e “Grupo de Música Mística de Konya Tasavvuf”.

Como exemplos dos destacados compositores da época da República, podemos citar: Rauf Yekta, Sadettin Arel, Suphi Ezgi, Münir Nurettin Selçuk, Safiye Ayla, Sadettin Kaynak, Selahattin Pinar, Emin Ongan, Nevzat Atlig, Alaeddin Yavasça, Niyazi Sayin, Necdet Yasar, Süheyla Altmisdört, Avni Anil, Ismail Hakki Özkan, Erol Deran, Cinuçen Tanrikorur, Meral Ugurlu, İnci Çayirli e İhsan Özgen.

 

mapa_vermelho Música Folclórica: As características determinantes da tradicional música folclórica turca são de origem anônima e estas melodias continuam sendo repassadas para gerações futuras. De acordo com o regulamento da música oficial adotada na época da República, a melodia folclórica foi considerada a fonte primária da composição da música turca “contemporânea”. Assim, com o objetivo de preservar esta compilação, viagens foram organizadas por todo o país e a devida importância foi atribuída à formação de um arquivo para as melodias gravadas. O Conservatório estadual de Ankara, através de esforços contínuos, registrou e armazenou  em seus arquivos  um total  de aproximadamente 10 mil partituras musicais até 1952.

Em 1937 o estado deu inicio as transmissões de rádio e este foi um outro fator de revitalização da música folclórica. Os programas de música autêntica, realizados por artistas como: Sadi Yaver Ataman, Tamburaci Osman Pehlivan, Servet Coskunses e Muzaffer Sarisözen atraiu um grande interesse. Ruhi Su, a partir do início dos anos 1960, realizou estudos privados fora do âmbito radialístico e tornou-se pioneira na reinterpretação de músicas folclóricas. Ainda a partir de 1975, Zülfü Livaneli e Arif Sag contribuíram para o estilo da música popular contemporânea, através de novas técnicas e utilização do Baglama (um instrumento de cordas nativa) bem como outros instrumentos para interpretações destas músicas.

pag452Eventualmente, a música folclórica turca evoluiu e tornou-se o estilo de música mais popular nos últimos anos. Juntamente com esta popularidade e influências do rádio e televisão, bem como os esforços realizados pelo Coro da Música Folclórica Turca vinculado ao Ministério da Cultura e Turismo também  têm  desempenhado um  papel  importante  nesta conquista. O, primeiro coro foi formado em Ankara, em 1986, e nomeado Coro de Música Folclórica Turca de Ankara, posteriormente foram formados novos coros nas cidades de Sanliurfa, Sivas e Istambul. Existem também diferentes grupos dentro do corpo do Ministério, tais como: “Música Folclórica Moderna de Istambul”, “Música Turca Universal”, “Izmir Danças Folclóricas” e “Grupo de Música Turca Mundial”.

Podemos citar entre os principais compositores, compiladores intérpretes que contribuíram significativamente para a música folclórica turca: Neriman Altindag, Nida Tüfekçi, Mehmet Özbek, Yücel Pasmakçi, Arif Sag, Mükerrem Kemertas, Talip Özkan, Senel Önaldi, Hale Gür, Musa Eroglu, Ihsan Öztürk, Özay Gönlüm, Muharrem Ertas, Neset Ertas, Çekiç Ali, Hisarli Ahmet, Zarali Halil, Celal Güzelses, Belkis Akkale, Sabahat Akkiraz, Güler Duman, Muhlis Akarsu, Mahsuni Serif, İzzet Altinmese e Ümit Tokcan.

Entre os instrumentos utilizados para a execução da música folclórica turca, podemos citar os diferentes tipos: saz (instrumentos de cordas) pertencente à família baglama, tambura (instrumento de cordas, de pescoço longo), bozuk çögür, cura, alcatrão, kopuz, kabak, rebab, kemençe (outros instrumentos de cordas turcas), zurna (único instrumento de palheta tocada continuamente com uma técnica exclusiva), kaval, düdük, junco, tulum (gaita), tambor, tef, kudüm e darbuka (pequenos tambores).

 

pag453mapa_vermelho Pop, Rock e Jazz: A partir dos anos 1960, uma tempestade de cenas de “rock’n roll” invadiu o mundo inteiro, e os  conceitos de “beat” trazidos pelos Beatles nesta  mesma época, também foram observados por grupos musicais de jovens na Turquia. Inicialmente esta tendência foi para escrever letras turcas para composições internacional e eventualmente, esta foi substituída por composições autênticas que integrava a música popular ocidental com a música folclórica turca. As canções que deram prioridade as interpretações artísticas, criatividade e musicalidade prevaleceram no tempo. Em consonância com esta evolução, um grande mercado de música foi estabilizado nos últimos anos.

Mais de 100 milhões de CDs e cassetes nacionais e internacionais são vendidos anualmente. Entre os artistas de música pop renomados estão Baris Manço, Cem Karaca, Erkin Koray, Ajda Pekkan, Sezen Aksu, Tarkan, Nilüfer, Zuhal Olcay, Sertab Erener, MFÖ, Sebnem Ferah, Manga, Mor ve Ötesi, Serdar Ortaç, Nil Karaibrahimgil pop enquanto que no estilo Jazz sobressaem-se Kerem Görsev, llhan Ersahin, Nükhet Ruacan, Gürol Agirbas e razoável Okay Temiz.

O famoso cantor Sertab Erener alcançou um grande sucesso internacional, quando pela primeira vez a Turquia venceu em 2003, o 48º Eurovisão Festival de Música realizada na capital da Letónia Riga com a sua canção “Every Way That I Can”. Nº 55° Festival da Canção Eurovisão realizado na Noruega em 2010, a “Banda Musical Manga” foi classificada em 2° lugar com a musica “We Could Be The Same”.

 

Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010