Mensagem em vídeo de Fethullah Gulen a respeito do assassinato do embaixador russo Andrey Karlov
  24.12.2016
Mensagem em vídeo de Fethullah Gulen a respeito do assassinato do embaixador russo Andrey Karlov

Primeiro, sempre condenamos o terrorismo. A esse respeito, reitero que sinceramente condeno o ato de terrorismo contra o embaixador russo. Eu o condeno.

Segundo, essa pessoa (embaixador russo) tinha simpatia pelas atividades do Hizmet na Rússia. Escutei de meus amigos que ele participava em suas atividades e falava favoravelmente sobre elas. A esse respeito, repito minha condenação novamente. Envio minhas mais profundas condolências a todo o povo russo, especialmente a seus líderes. Espero que eles verão e avaliarão essa questão da mesma forma.

Este assassino, o sangrento assassino estava com eles. Ele foi designado como um segurança para o Sr. Presidente turco em diferentes ocasiões, cerca de dez vezes conforme foi mencionado na mídia. Uma pessoa tão próxima assim deles, e porque ele alega ser da al-Nusra, está óbvio que ele não tem nada a ver com o movimento no passado e no presente.

E ainda mais, ele foi contratado em 2014 (como um policial). Principalmente, devido ao expurgo e à demissão de peritos em (contra) terrorismo (na polícia), uma vigilância dessa questão foi negligenciada. Negligenciar as coisas que tinham que ser realizadas é um erro diferente.

E dar esta responsabilidade para essa pessoa, dar a ele a tarefa de servir como um guarda armado, isso é ou um sério caso de incompetência ou foi feito intencionalmente.

Deixe ele fazer isso e podemos culpar alguma outra pessoa pelo incidente.

Se isso é uma manifestação de incompetência, falta de visão à frente, então (eles podem ter pensado) vamos culpar aquelas pessoas (movimento Hizmet).

Vamos culpá-los e difamá-los mais uma vez, assim como fizemos no incidente de dezembro de 2013 (a investigação de corrupção) e como no incidente de julho (a tentativa de golpe)

E a possibilidade mais perigosa, em minha humilde opinião, conforme eu aludi anteriormente, é que parece que eles vão facilitar outros assassinatos e tentarão culpar o movimento Hizmet por eles.

Talvez o mundo rirá deles e nãos acreditará neles. O mundo todo rirá deles e não acreditará neles.

Uma vez que a Rússia, que encara este incidente da forma mais séria, nega essas alegações (do governo turco), não é possível para eles (governo turco) convencer o mundo com tais acusações.

Eu desejo e espero que de agora em diante Deus não permitirá incidentes negativos como esses incidentes terroristas acontecerem. Espero que Deus destrua os planos dos que planejam tais incidentes e vire ao avesso seus planos.

De fato eles estão buscando a malícia.

Mas Deus certamente rebaterá seus planos e os frustrará.