UNESCO adiciona Gobeklitepe da Turquia à Lista do Patrimônio Mundial
  06.07.2018 - Foto : Halil Fidan / Anadolu Agency
UNESCO adiciona Gobeklitepe da Turquia à Lista do Patrimônio Mundial

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) anunciou no domingo que o antigo assentamento de Gobeklitepe na província Sanliurfa da Turquia foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial durante a reunião do 42º Comitê do Patrimônio Mundial no Bahrein.

A organização anunciou a decisão no Twitter.

O Gobeklitepe, cercados com 11.000 anos da Idade da Pedra provavelmente usados para rituais funerários e descobertos nos anos 60, foi acrescentado à lista provisória do Patrimônio Mundial da Unesco em 2011.

Em uma declaração oficial, o ministro das relações exteriores da Turquia enfatizou que, “com a adoção desta decisão, o número de sítios da Turquia inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco chegou a dezoito [sic].”

Neste ano, um teto de aço foi construído sobre o sítio para aumentar o número de visitantes para 1 milhão anualmente; contudo, isso também desencadeou um debate de que a falta de cuidado dos trabalhadores e da empresa prejudicaria as pedras antigas.

Cigdem Koksal Schmidt, a viúva de Klaus Schmidt, o ex-chefe do projeto de escavação que faleceu em 2014, postou uma foto no Instagram criticando a empresa de construção por danificar o tecido histórico do sítio.

Depois da morte de seu marido, foi-lhe recusada pelo novo líder da escavação a permissão para trabalhar no sítio.

As escavações no sítio foram conduzidas até agora em uma colaboração alemã-turca com o apoio do Ministério do Turismo e da Cultura da Turquia e, mais recentemente, da Dogus Holding.

Fonte: https://www.turkishminute.com/2018/07/01/unesco-adds-turkeys-gobeklitepe-to-world-heritage-list/