Dia da Turquia em São Paulo: Entrega dos prêmios CCBT e seminário internacional com tema “Países Emergentes e Seus Desafios Sociais”
  14.05.2015
Dia da Turquia em São Paulo: Entrega dos prêmios CCBT e seminário internacional com tema “Países Emergentes e Seus Desafios Sociais”

A Câmara Municipal da Prefeitura de São Paulo, por sugestão do CCBT, sancionou a Lei Municipal 15.840/13, que criou o "Dia da Turquia” na cidade, a ser comemorado o dia 29 de maio anualmente.

Gostaríamos de convidá-lo(a) para participar dos seguintes eventos no dia 28 de maio:

>> SESSÃO SOLENE E ENTREGA DE “PRÊMIOS CCBT”

Às 19:00, haverá Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo para comemorar o “Dia da Turquia e da Comunidade Turca em São Paulo”, com participação de autoridades, acadêmicos, jornalistas, estudantes, público em geral, além da comunidade turca de São Paulo.

Este evento marcará o início de entrega dos "Prêmios CCBT", com que pretendemos colocar em evidência as instituições e as personalidades que impulsionaram iniciativas e projetos com o objetivo de aproximar as duas nações.

Na ocasião, serão entregues os seguintes prêmios: 

1. Prêmio CCBT – Mérito Acadêmico,

2. Prêmio CCBT – Mérito Mídia

3. Prêmio CCBT – Mérito Cultural

4. Prêmio CCBT – Mérito Especial

Após a premiação será oferecido coquetel com comidas típicas turcas, acompanhado da execução de música turca.

Além disso, no saguão do Palácio Anchieta, haverá uma exposição sobre Turquia.

RSVP até 25/05 enviando nome completo, profissão, data de nascimento, telefone e e-mail para: rsvp@brasilturquia.com.br 

Clique para visualizar o convite

Endereço: Palácio Anchieta, Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista, CEP 01319-900, São Paulo-SP

>> SEMINÁRIO INTERNACIONAL: PAÍSES EMERGENTES E SEUS DESAFIOS SOCIAIS: EXEMPLOS DE BRASIL E TURQUIA"

No mesmo dia (28 de maio) e no mesmo local (Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo) será realizado o seminário internacional com tema “Países emergentes e seus desafios sociais: exemplos de Brasil e Turquia”, das 14:00 às 16:00, voltado para empresários, acadêmicos, estudantes, pesquisadores, jornalistas e profissionais da área. 

Este evento gratuito é uma das ações apoiadas pelo CCBT, como forma de promover uma discussão sobre assuntos pertinentes ao cenário atual dos dois países e estreitar os laços. 

As inscrições abertas até dia 27/05, enviando nome completo, profissão, data de nascimento, telefone e e-mail para: rsvp@brasilturquia.com.br 

Palestrantes:

Rubens Ricupero

Diretor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo. É ex-ministro e embaixador, autor de vários livros e ensaios sobre relações internacionais, desenvolvimento econômico, comércio mundial, história internacional.
 

Ihsan Yilmaz

Presidente do Instituto Istambul, um think tank com base na Turquia. É professor de Sociologia Política na Universidade Fatih, em Istambul, na Turquia, onde também é Diretor do Programa de PhD em Ciência Política e Relações Internacionais. Colunista dos jornais diários Today’s Zaman e Meydan na Turquia. 

 

Selcuk Gultasli

É representante do grupo do jornal Zaman em Bruxelas. É também colunista no jornal Zaman, o maior jornal em circulação na Turquia. Pprodutor de programa de TV para o Samanyolu Haber TV desde 2008, no qual recebe políticos europeus sobre assuntos europeus e relações Turquia-União Européia. Também escreve uma coluna semanal para o maior jornal em circulação da Turquia, o ZAMAN.

 

Guilherme Casarões

Guilherme Casarões ensina Relações Internacionais na Fundação Getulio Vargas, nas Faculdades Integradas Rio Branco e na ESPM. É doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Campinas (Programa San Tiago Dantas) e especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Peter Robert Demant

É historiador com PhD pela Universidade de Amsterdam e um livre-docência pela Universidade de São Paulo, Brasil, especializado no mundo muçulmano e Oriente-médio. Ele será o mediador do seminário.

 

 

 

Clique para visualizar o folder do seminário

Endereço: Palácio Anchieta, Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista, CEP 01319-900, São Paulo-SP

>> EXPOSIÇÃO NO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA: APRESENTAÇÃO ESPECIAL DE POETAS E AUTORES TURCOS

A apresentação, que será projetada no saguão do segundo andar do Museu da Língua Portuguesa, ocorrerá diariamente, durante o período de funcionamento do Museu, entre os dias 29 de maio e 07 de junho.

Assim como o Brasil, a Turquia é um país muito rico em diversidade étnica e cultural; com uma história que remonta há muitos e muitos séculos. Além disso a Turquia faz parte da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, como país interessado em nosso idioma.

A produção do vídeo é da Equipe do Museu da Língua Portuguesa e a Curadoria de Ahmet Inanç Içen, um jovem turco, estudante de Letras, vindo a São Paulo através do programa do CCBT.

Endereço: Museu da Língua Portuguesa, Estação da Luz, Centro, São Paulo-SP


NOTA: No dia 29 de maio, às 20h, haverá Sessão Solene pelo Dia da Turquia no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.