Gestores culturais dão palestra sob título "Experiências da Turquia" na Câmara Municipal de São Paulo
 
Gestores culturais dão palestra sob título "Experiências da Turquia" na Câmara Municipal de São Paulo

Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) promoveu 7ª edição do Ciclo de Palestras, como edição especial, na Câmara Municipal de São Paulo. A palestra é a última das diversas atividades que homenagearam o Dia da Turquia*, e conta com participação de renomados gestores culturais e jornalistas de São Paulo, que estiveram recentemente na Turquia a convite do CCBT.

[* O Dia da Turquia, instituído pela Lei Municipal 15.840/13, que estabelece a data em 29 de maio]

O CCBT ofereceu um coquetel antes do evento a todos os convidados. Prof. Yusuf Elemen, o diretor do CCBT em São Paulo fez boas-vindas e abertura  do programa. Cônsul Geral da Turquia em São Paulo também fez um pequeno discurso agradecendo aos esforços do CCBT para estreitar as relações entre dois países.

Os palestrantes no evento foram:

  • Ana Helena Curti, diretora da ARTE3
  • Ana Carla Fonseca, diretora da Garimpo de Soluções
  • Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa
  • Antonio Gonçalves Filho, jornalista do jornal O Estado de S. Paulo
  • Ferdinando Martins, diretor do Teatro da USP
  • Ilana Goldstein, coordenadora de MBA Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas
  • Magda Pucci, diretora do grupo MAWACA
  • Ricardo Resende, diretor do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo,

Os palestrantes  que visitaram a Turquia recentemente a convite do CCBT em março e conheceram diversas instituições culturais do país (veja a notícia desta viagem no site), compartilharam suas experiências, comparando os aspectos culturais, econômicos e sociais brasileiros,  além de possíveis projetos que poder ser realizados.

Ana Helena Curti, diretora da ARTE3, foi a mediadora do evento. Fez uma breve apresentação de suas impressões e disse no final: “Começamos a estreitar os diálogos entre os dois países e agora estamos criando projetos e pensando em organizar encontros setoriais para realizar iniciativas aqui no Brasil. Tive a oportunidade de estar com gestores de museus, que proporcionaram conhecer modelos de gestão e de equipamentos diferentes aos que são implantados no país. Aqui, temos um investimento público para realização das exposições, já na Turquia, a verba deste setor vem de outras fontes”.

Já Ana Carla Fonseca, diretora da Garimpo de Soluções, abordou o que mais chamou a sua atenção: “sítios arqueológicos, edifícios criativos com capacitação de jovens e diversos espaços públicos bem cuidados. Tive contato com empreendedores, em determinadas cidades. O governo inclusive dá incentivos fiscais para que possam permanecer em seus municípios, para preservar a cultura local e para que não migrem para as grandes cidades”.

Com relação aos museus, Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa, ressaltou que “a Turquia é um país seguro, limpo, bem organizado, há amabilidade e alegria na população. O que mais chamou minha atenção foi a visita ao Museu da Inocência, espaço dedicado à memória de personagens fictícios saídos do romance do mesmo nome de Orhan Pamuk, ganhador do prêmio Nobel em 2006. O museu lembra os gabinetes de cada capítulo do livro, mostrando a história de Istambul. O Museu é tão bonito que, no dia 17 de maio deste ano, recebeu o prêmio de Melhor Museu da Europa”.

Em seguida, o jornalista Antonio Gonçalves Filho, do Estadão, comentou também sobre o Museu da Inocência, ressaltando a obra do Pamuk a respeito do olhar estrangeiro. “Há um confronto entre Istambul cosmopolita atual com a influência do Oriente. A Turquia tem suas culturas vivas e quer estar sempre a favor do Ocidente, mas hoje não tem valorizado a história e a cultura oriental. Acho importante o país tentar resgatar suas origens, tentando assimilar as diferenças culturais e aprender a valorizar esta diversidade”.

Por sua vez, Ferdinando Martins, diretor do Teatro da USP, teve impressões muito positivas da visita: “Há diversas manifestações culturais, como se fossem camadas de histórias, relacionadas com o presente. Percebi que tanto o nosso país como a Turquia dependem muito de financiamento público para realização das peças de teatro, mas percebi que no território visitado, há espaço para o teatro experimental, fato este difícil em nosso país, pois depende muito da decisão dos colaboradores de marketing das empresas”.

Ilana Goldstein, coordenadora de MBA Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas, se concentrou em relatar as impressões das Ruínas de Éfeso e dos inúmeros povos que habitaram a cidade antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo.

No olhar de Ricardo Resende, diretor do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, o que mais chamou a atenção foram as cinco universidades visitadas. “Estas instituições de ensino são financiadas pelos empresário, sem esperar algum retorno, algo que não temos aqui no Brasil.”.

Por fim, a Magda Pucci, diretora do grupo MAWACA, ressaltou as diversidades musicais e fez uma apresentação de uma música cantada em português e em turco, como uma gentil surpresa para homenagear a viagem e o evento.

No programa estava presenta também Diretor Geral da Turkish Airlines no Brasil, Atagün Kutluyüksel. A Turkihs Airlines foi um dos patrocinadores da viagem, concedendo passagens e fez sorteio de uma passagem à Turquia com direito a acompanhante entre os participantes.

FOTOS DO EVENTO