Curso na Casa do Saber Rio de Janeiro: Istambul em Camadas
  10.10.2015
Curso na Casa do Saber Rio de Janeiro: Istambul em Camadas

Capital de um dos mais longevos e vastos impérios da história, sede do califado muçulmano sunita por séculos, única cidade dividida em dois continentes e quinta mais visitada do mundo, Istambul, na Turquia, encanta pelas marcas históricas, culturais e políticas. O objetivo desse curso é apresentar em quatro encontros partes dessas camadas que fazem

de Istambul uma cidade profundamente cosmopolita e apaixonante.

INFORMAÇÕES: 

DATA E INÍCIO: 08 Outubro - Quinta-feira, 20H00

HORÁRIO: 20h

DURAÇÃO: 4 encontros ( 08/10, 15/10, 22/10, 29/10 )

As inscrições podem ser feitas através do telefone (21) 2227-2237 de segunda a sexta das 11 às 20 horas.

MINISTRADO POR

MONIQUE SOCHACZEWSKI: Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDoc/ FGV-Rio, com tese sobre as relações entre o Brasil e o império otomano. Devido à pesquisa, morou na Turquia em 2010 e desde então visita o país anualmente. É professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme) e coordenadora do MBA em Relações Internacionais da FGV-Rio.

AULAS

1- 08 OUT | ISTAMBUL BIZANTINA: Do passado bizantino de Constantinopla à tomada pelos otomanos, em 1453.

2- 15 OUT | ISTAMBUL OTOMANA: Da cidade tomada pelo sultão Mehmed II e transformada em capital otomana à humilhação da ocupação durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

3- 22 OUT | ISTAMBUL REPUBLICANA: Relegada a segundo plano nos anos iniciais da República Turca, perdendo o posto de capital, até a efervescência do início do novo milênio.

4- 29 OUT | ISTAMBUL HOJE: Cidade de cerca de 15 milhões de habitantes que conjuga camadas e interpretações históricas com vivos dramas sociais e políticos, como os vistos nas revoltas do Parque Gezi.

Clique para inscrições: rj.casadosaber.com.br