TV Globo entrevista diretor do CCBT em Istambul na ocasião da visita do Papa à Turquia
  04.12.2014
TV Globo entrevista diretor do CCBT em Istambul na ocasião da visita do Papa à Turquia

Papa Francisco visitou à Turquia entre dias 28 e 30 de novembro de 2014. A correspondente da Tv Globo na Itália, Ilze Scamparini, cobriu a visita em Ancara e Istambul. O objetivo da viagem do Papa Francisco foi favorecer o encontro e o diálogo entre as culturas diversas e reforçar o caminho da unidade dos cristãos catolicos e ortodoxos. 

A visita do chefe da igreja católica começou seu programa em Ancara, visitando o mausoléu de Mustafa Kemal Ataturk, fundador da República da Turquia em 1923. Depois teve encontro com o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan no novo palácio presidencial, assunto de muita discussão por causa de seus 1000 quartos e gastos que superam 1,3 milhão de doláres. Nos dias seguintes, em Istambul, Papa teve encontro com o patriarca da igreja ortodoxa, o Bartholomeu I, visitou Mesquita Azul (Sultan Ahmet) e Hagia Sofia, construída como igreja no século IV, usada como mesquita após consquista de Constantinopla pelos turcos-otomanos em 1453, museu desde 1931. 

O diretor do Centro Cultural Brasil-Turquia em Istambul, presidente do Centro Cultural Anatolia-Brasil (BAKUM), Fatih Özorpak e sua esposa, Melek Özorpak, foram entrevistados sobre visão de tolerância e postura contra violência no Islam.