Palestra do CCBT na ESPM: Olhar jornalista sobre as mudanças na Turquia
  17.05.2016
Palestra do CCBT na ESPM: Olhar jornalista sobre as mudanças na Turquia

A Turquia vem ganhando um espaço maior na mídia internacional por causa da sua posição geopolítica onde estão acontecendo várias mudanças globais recentemente.  Através da Plataforma de Mídia, o Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) organizou uma viagem jornalística à Turquia para acompanhar estas mudanças no seu local.  A missão jornalística teve a finalidade de aproximar os dois países, criando uma oportunidade para estudar algumas das principais pautas da região. Entre os temas está a tragédia dos refugiados, liberdade de imprensa, questão dos curdos e a vida nas fronteiras sob a sombra dos conflitos.  

O grupo liderado pelo coordenador da Plataforma Kamil Ergin, contou com jornalistas: Vladimir Platonow, repórter da Agência Brasil; Teresa Perosa, repórter da Revista Época; Thais Naldoni, diretora de conteúdo da Revista Portal Imprensa; Flavio Forner, fotojornalista e Patrícia Campos Mello, colunista e repórter especial da Folha de São Paulo.

Os jornalistas foram para quatro cidades da Turquia: Istanbul, Izmir, Diyarbakir e Sanliurfa. O comitê foi recebido pelo Cônsul-Geral do Brasil em Istambul, Embaixador Paulo Roberto Caminha de Castilhos França. Além de conversar com vários jornalistas eles visitaram a Fundação de Jornalistas e Escritores. Em Izmir, entrevistaram refugiados que queriam atravessar o Mar Egeu com botes e testemunharam as histórias com os próprios olhos.  Em Diyarbakir, eles estudaram a questão curda, visitaram os locais onde continuam os conflitos e ouviram a voz do público. Em Sanliurfa, foram até o ponto-zero com a fronteira síria, entrevistaram as pessoas locais para ver a mudança de vida nas fronteiras. A viagem foi encerrada com uma detenção pelo exército turco.

Eles querem compartilhar esta experiência jornalística com colegas de profissão e os acadêmicos que estão acompanhando as mudanças no Oriente Médio.

Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04018-010

Data: 20 de maio de 2016, das 09h30 até as 11h