Ciclo de Palestras: Experiências da Turquia – 4ª Edição
 
Ciclo de Palestras: Experiências da Turquia – 4ª Edição

O ciclo de palestras do CCBT “Experiências da Turquia” continuará com novos palestrantes em 2014. Nesta quarta edição, Profa. Dra. Monique Sochaczewski Goldfeldnós levará a uma viagem imperial. A professora é a acadêmica especialista sobre relação de dois impérios, o Brasil e o Otomano, com pesquisa profunda de doutorado, inclusive na Turquia.

Palestrante:

Profa. Dra. Monique Sochaczewski Goldfeld, é doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV (2012) e pesquisadora-bolsista da mesma instituição.

Título da palestra:

Brasil e Império Otomano: de primeiros contatos a ligações permanentes

Conteúdo:

Enquanto o Império Otomano assinou o Tratado de Paris, passando então a participar do "Concerto Europeu", em meados da década de 1850, também estabeleceu o seu primeiro contato oficial com o Império do Brasil. As duas partes assinaram um Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, em 1858, e ambos procuraram ser representados diplomaticamente na capital contrária. Estes esforços não foram muito bem sucedidos, e o interesse do Brasil na venda de seu café diretamente para os otomanos, sem intermediários europeus, não se materializou. No entanto, as ondas de imigração de súditos otomanos para o Brasil começaram a chegar, sobretudo, a partir da década de 1870, forçando a criação de novas relações diplomáticas. Nenhum dos dois governos desejava essa imigração, mas esta continuou de forma constante, e quando da Primeira Guerra Mundial, cerca de 100.000 súditos otomanos (principalmente árabes cristãos, mas também armênios e gregos cristãos, muçulmanos sunitas e xiitas, drusos e judeus) tinham se estabelecido em várias partes do Brasil. A maioria destes imigrantes e seus filhos se tornaram cidadãos brasileiros, mas eles mantiveram seus vínculos com seus lugares de origem, criando laços permanentes que têm sido por vezes utilizados politicamente nos últimos tempos. O objetivo desta apresentação é lidar com essa relação menos conhecida entre o Brasil e o Império Otomano entre 1850 e 1919, baseada em extensa pesquisa multiarquivo realizada no Brasil e na Turquia.

Palestrante:

Local:Itaú Cultural (Sala Vermelha, Avenida Paulista)

Data: 20 de fevereiro de 2014, às 19h.

Preço:Gratuito

* As vagas são limitadas e indispensável a confirmação

Estacionamento:Terceirizado, entrada pela RuaLeôncio de Carvalho nº 108. Com carimbo na recepção haverá desconto aos espectadores da palestra (R$ 7,00 até 3 horas)