CCBT organiza seminário internacional em São Paulo sob tema "Países emergentes e seus desafios sociais"
  18.05.2015
CCBT organiza seminário internacional em São Paulo sob tema "Países emergentes e seus desafios sociais"

Este seminário gratuito é uma das ações apoiadas pelo CCBT, como forma de promover uma discussão sobre assuntos pertinentes ao cenário atual dos dois países e estreitar os laços e conta com apoio da Câmara Municipal de São Paulo.

SEMINÁRIO: “PAÍSES EMERGENTES E SEUS DESAFIOS SOCIAIS”

Um dos fenômenos mais marcantes das últimas décadas foi a rápida transformação dos países emergentes e a ascensão econômica da classe média. Não muito tempo atrás, o Brasil e a Turquia foram considerados países exemplares em termos de desenvolvimento, seja pela melhoria dos indicadores econômicos ou por sua crescente presença internacional. Alguns analistas acreditavam que os emergentes se tornariam grandes potências econômicas e superariam as que hoje lideram a economia mundial.

No entanto, uma rápida transformação econômica, em geral, não é necessariamente acompanhada por mudanças de natureza política, social e cultural, pois esses processos levam mais tempo para serem assimilados. Na mesma medida, com o passar do tempo, houve uma desaceleração do crescimento devido a fatores tanto nacionais quanto internacionais.

Neste momento, os dois países enfrentam problemas internos, cada um à sua maneira. Neste seminário, os palestrantes debaterão como cada país está conduzindo os desafios e sua resolução, de forma ou não, segundo princípios democráticos e de direitos humanos.

 

INFORMAÇÕES DO EVENTO

Data: 28/05/2015
Horário: 14h00
Duração: 120 minutos
Local: Câmara dos Vereadores - Salão Nobre
Endereço: Viaduto Jacareí, 100

* As inscrições abertas até dia 27/05, enviando nome completo, profissão, data de nascimento, telefone e e-mail para: rsvp@brasilturquia.com.br

Clique para visualizar o folder do seminário

 

PALESTRANTES

Rubens Ricupero:
“Abertura do seminário: Países emergentes e seus desafios sociais “

Nascido em São Paulo (1º de março de 1937), Rubens Ricupero foi diplomata de carreira, aposentando-se após ocupar a chefia das embaixadas do Brasil em Genebra, Washington e Roma. Exerceu os cargos de Ministro do Meio Ambiente e da Amazônia, bem como de Ministro da Fazenda do Brasil, cabendo-lhe nessas últimas funções lançar a nova moeda brasileira, o real, em 1994. Entre 1995 e 2004, por eleição da Assembleia Geral das Nações Unidas, dirigiu como Secretário Geral a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em Genebra. Atualmente é Diretor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo. É autor de vários livros e ensaios sobre relações internacionais, desenvolvimento econômico, comércio mundial, história internacional.

 

Dr. Ihsan Yilmaz:
“Democracia Turca em Perigo/em Apuros: Erradicação do Sistema de Pesos e Contrapesos.”

É o Presidente do Instituto Istambul, um think tank com base na Turquia. Ele é também professor de Sociologia Política na Universidade Fatih, em Istambul, na Turquia, onde também é Diretor do Programa de PhD em Ciência Política e Relações Internacionais. Graduou-se como Bacharel em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade de Bósforo, em 1994 e terminou seu PhD na Faculdade de Direito e Ciências Sociais, Escola de Estudos Africanos e Orientais (SOAS), da Universidade de Londres, em 1999. Trabalhou na Universidade de Oxford como Conselheiro (Fellow) entre 1999 e 2001, lecionou Política e Governo da Turquia, Sociologia Legal, Direito Comparado e Leis Islâmicas na SOAS, na Universidade de Londres entre 2001 e 2008. Foi Vice-Presidente do Centro de Estudos das Minorias Étnicas no SOAS (2003-2008) e o Diretor do Centro Londrino de Estudos Sociais (2003-2008). É autor de (2005) Leis Muçulmanas, Política e Sociedade nos Modernos Estados-Nações: Dinâmico Pluralismo Legal na Inglaterra, Turquia e Paquistão, Aldershot, Ashgate e do Kemalismo ao Erdoganismo: Religião, Estado e Bom Cidadão na Turquia, Istambul, Ufuk. É Colunista do jornal Today’s Zaman, um jornal diário (versão em Inglês) publicado na Turquia e Meydan, um jornal diário popular da Turquia. Seus interesses de pesquisa atual são Islã, Leis Constitucionais e Direitos Humanos; Corte Shariah Federal do Paquistão.

 

Selcuk Gultasli:
“Processo de Adesão da Turquia à UE e o estado das liberdades fundamentais.”

Nascido em Ankara, na Turquia em 1969, estudou Relações Internacionais e Ciências Políticas na Universidade de Bogaziçi, em Istambul. Obteve seu diploma de Mestrado pela Universidade Técnica do Oriente Médio em 2001 com a tese sobre Imprensa Turca e o Processo de Adesão à União Européia. Com sua tese sobre secularismo Europeu, obteve seu segundo Mestrado nos Estudos Europeus da Universidade de Leuven, na Bélgica, em 2003.

Após sua formatura pela Universidade de Boğaziçi, começou a trabalhar na mesa de assuntos estrangeiros do jornal diário ZAMAN, em 1991. Depois de trabalhar como editor de notícias estrangeiras para a versão em inglês do jornal Turkish Daily News por dois anos (1999-2001), foi apontado como chefe de departamento do ZAMAN Bruxelas, em 2001. É produtor do programa de TV quinzenal para o Samanyolu Haber TV desde 2008, no qual recebe políticos europeus sobre assuntos europeus e relações Turquia-União Européia. Também escreve uma coluna semanal para o maior jornal em circulação da Turquia, o ZAMAN. É casado e tem um filho.

 

Guilherme Casarões

“Desafios políticos e sociais do Brasil atual e inserção internacional.”

Guilherme Casarões ensina Relações Internacionais na Fundação Getulio Vargas, nas Faculdades Integradas Rio Branco e na ESPM. É doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Campinas (Programa San Tiago Dantas) e especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais.

É co-autor do livro “A Organização das Nações Unidas” (2006) e autor de diversos artigos e capítulos de livro sobre política externa brasileira, Oriente Médio e multilateralismo. Entre suas publicações recentes estão “Brasil y Turquía: hoy sócios, aliados mañana?” (2015); “Continuidade na mudança: as relações Brasil-Israel no governo Dilma”;  “Itamaraty's Mission” (Cairo Review of Global Affairs, 2014), “Itamaraty on the Move” (Bulletin of Latin American Research, 2013).

 

Mediador

Peter Robert Demant (Amsterdam, Holanda, 1951) é um historiador com PhD pela Universidade de Amsterdam e um livre-docência pela Universidade de São Paulo, Brasil. Ele é especialista no Oriente Médio contemporâneo e mundo islâmico. Ensinou 1986-1990 no Departamento de História da Universidade de Amsterdam. Entre 1992 e 1999 pesquisador sênior Harry S Truman Instituto de Pesquisa para o Avanço da Paz, da Universidade Hebraica de Jerusalém, e diretor de projetos no IPCRI Centro de Pesquisa e Informação Israel / Palestina.  Desde 2001 leciona história contemporânea no Departamento de História da Universidade de São Paulo (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH) e no Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP. As publicações incluem i.a. "O Mundo Muçulmano" (2010, ed 4a.) e "Islam vs. islamism: The Dilemma of the Muslim World" (2006). Desde 2009 é coordenador doGrupo de Trabalho Oriente Médio e  Mundo Islâmico (GTOMMM) do Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) da FFLCH-USP, e responsável pela sua revista online "Malala". Comentador sobre assuntos internacionais para a mídia brasileira.