CCBT Organiza Semana da Turquia na Escola Estadual no Rio de Janeiro
  07.01.2015
CCBT Organiza Semana da Turquia na Escola Estadual no Rio de Janeiro

CCBT é parceiro da Secretaria da Educação do Estado de Rio de Janeiro há dois anos, participando do programa Dupla Escola, com curso de língua turca no Colégio Estadual Infante Dom Henrique, uma escola de ensino médio integrado com curso técnico em hospedagem.

No final do ano letivo, entre 1º a 5 de dezembro de 2014, CCBT organizou Semana da Turquia na escola, com particıpação dos alunos que cursam o idioma turco. A Semana da Turquia contou com uma  extensa programação que inclui exposições de fotografias, obras de artes turcas, maquetes dos lugares importantes da Turquia, além de apresantações de música turca e de danças folclóricas turcas.

Dois classes estudam turco atualmente na escola estadual no bairro Copacabana, um o nível básico I e outro básico II. Os alunos recebem certificado no final de cada semestre conforme sua presença e nota.

Programas da Semana da Turquia

Junto com alunos, foi preparado köfte (um tipo de comida turca feita com carne moída) e servido com salada e arroz, para mais de 200 pessoas participantes das atividades. Diariamente foi oferecido famoso doce turco, lokum, aos visitantes. Duas semanas anteriores a Semana da Turquia, foi realizado um mini curso de dança turca com um grupo de alunos. Eles se apresentaram durante Semana da Turquia com roupas tradicinoais.

Além disso, a programação contou com uma exposição de fotos de Arte Ebru (arte tradicional turca de desenhar dentro de um líqudo) e exposição de maquetes de alguns lugares importantes da Turquia.

Um dia na Semana da Turquia foi feito amostra de filmes turco com legenda em português.

Competições típicas turcas

Os alunos participaram de algumas competições turcas. Uma delas é encontrar moeda dentro de um pote cheio de yogurt, sem usar as mãos. Outra competição é correr segurando uma colher na boca com um ovo. Essas brincadeiras chamaram muita atenção dos alunos e professores.

Fotos: