CCBT inaugurou a exposição “Um olhar sobre a Turquia” em Aracaju/Sergipe
 
CCBT inaugurou a exposição “Um olhar sobre a Turquia” em Aracaju/Sergipe

O CCBT inaugurou a exposição “Um olhar sobre a Turquia” em Aracaju/Sergipe, no Memorial do Judiciário, com fotos da brasileira Heleny Galati.

Veja a notícia publicada no portal da Tribunal da Justiça de Sergipe:

Foi aberta hoje, 11/03, e prossegue até o dia 31 de maio, no Memorial do Judiciário, Centro de Aracaju, a exposição ‘Um olhar sobre a Turquia’, que apresenta através de textos e imagens aspectos da história, natureza, cultura e religiosidade turcas. A exposição é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Sergipe e o Centro Cultural Brasil Turquia, ONG fundada por turcos e brasileiros com o objetivo de estreitar os laços e difundir a cultura entre os dois países.

“Essa exposição faz parte de um processo de reformulação da estrutura do Memorial, na perspectiva da projeção expográfica que ele precisa ter. Quem vier aqui, vai encontrar informações, sob a forma de textos e imagens maravilhosas, de um país tão rico e que tem uma relação histórica com a formação do Ocidente”, explicou Josevanda Franco, curadora da exposição.

O Presidente do Centro Cultural Brasil Turquia (CCBT), Mustafa Göktepe, prestigiou a abertura da exposição. “Não há muitos turcos em Sergipe, por isso achamos interessante trazermos uma exposição dessa natureza para termos uma primeira ponte”, disse Mustafa, que é turco, mas casado com uma brasileira e residente no Brasil há dez anos. Ele lembrou que a Turquia, só no ano passado, recebeu 32 milhões de turistas, sendo o sétimo país mais visitados do mundo.

E um desses visitantes foi o memorialista sergipano Murilo Melins. “Estive na Turquia ano passado e fiquei maravilhado. Quanto à exposição, acho muito interessante porque a Turquia é um país rico em memória e arquitetura”, comentou Murilo. Já a empresária Gizelma Lima elogiou a iniciativa do TJ e do CCBT. “É a primeira vez que eu tenho conhecimento que existe uma instituição que dissemina a cultura entre Brasil e Turquia. A mostra, sem dúvida, é uma riqueza e vem trazer para o nosso Estado valores que a gente precisa vislumbrar”, disse.

As fotos da exposição são da paulistana Heleny Galati, que em 2010 teve seu primeiro contato com a cultura turca, durante uma viagem a Istambul. No ano seguinte, ela mudou-se para a Turquia e viajou 27 mil quilômetros, visitando 110 cidades. O resultado foi o livro ‘Lugares da Turquia’, de onde foram tiradas as fotos da exposição.

“A palavra cultura quer dizer florescer, algo que você planta, floresce e cresce. Eu acho que em Aracaju, através dessa exposição, estamos fazendo esse trabalho com a parceria do Tribunal para que nossos filhos recolham os frutos dessa amizade”, refletiu Yusuf Elemen, diretor do CCBT em São Paulo, que aproveitou a ocasião para agradecer o apoio do Presidente do TJSE, Desembargador Cláudio Déda, e lembrar que já está sendo preparada a Semana da Turquia, que acontecerá entre os dias 21 e 27 de maio, na Universidade Tiradentes.

Visitas

A curadora Josevanda Franco lembrou que a exposição tem um caráter pedagógico e, por isso, será divulgada em escolas da rede pública e particular de Sergipe. As escolas interessadas devem agendar as visitas através dos telefones 3213-0219 / 3213-0771. O Memorial do Judiciário, localizado à Praça Olímpio Campos, ao fundo da Catedral Metropolitana, Centro de Aracaju, fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. A visitação é gratuita e aberta a toda população.

Fotos da exposição

As fotos abaixo foram concedidas gentilmente pelo Bruno César.