CCBT e Câmara Municipal De São Paulo organizam Comemoração do Dia da Turquia e Premiação Anual do CCBT
  31.07.2016
CCBT e Câmara Municipal De São Paulo organizam Comemoração do Dia da Turquia e Premiação Anual do CCBT

Na noite do dia 31 de maio foi realizada a Sessão Solene para comemorar o Dia da Turquia e a segunda edição do Prêmio CCBT, na Câmara Municipal de São Paulo. Com a iniciativa do Centro Cultura Brasil Turquia-CCBT, a Câmara Municipal de São Paulo estabeleceu o dia 29 de maio como Dia da Turquia. CCBT organiza vários eventos para comemorar a data, como exposições, concertos e seminários, além de Sessão Solene. Compuseram a mesa na solenidade: Presidente da Câmara, vereador Antônio Donato, vereador Eduardo Tuma, representando o autor da lei do Dia da Turquia, então vereador José Carlos Oliveira, Presidente do CCBT, Mustafa Göktepe e Presidente do Conselho Consultivo do CCBT, Ana Helena Curti.

    

    

    

A premiação anual do CCBT celebra o Dia da Turquia e da Comunidade Turca no Brasil e homenageia em cinco categorias as instituições e personalidades por suas atividades de aproximação entre as pessoas e culturas.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Donato, destacou a importância da comemoração. “Aprofundar as relações entre o Brasil e a Turquia é estratégico para nosso país e para nossa cidade. Por isso, estamos felizes em comemorar mais um Dia da Turquia aqui”, disse.

“É um projeto um pouco mais amplo de que propriamente uma única premiação. É o encontro dessas duas grandes potências mundiais, dessas duas grandes nações”, ressaltou o vereador Eduardo Tuma, presente na solenidade.

“Procuramos com essas homenagens de certa maneira atender e reconhecer a uma diversidade muito grande das relações que se travam entre o Brasil e a Turquia”, explicou a presidente do conselho Consultivo do CCBT, Ana Helena Curti.

    

 

Na categoria Especial, o ex-jogador e técnico de futebol Zico recebeu o prêmio, por seu trabalho como treinador frente à equipe turca Fenerbahçe, entre 2006 e 2008, cujo elenco contava com vários jogadores brasileiros, como Alex de Souza, Edu Dracena, Deivid, Fábio Luciano e Roberto Carlos, além do naturalizado turco Vederson, do uruguaio Diego Lugano e do chileno Claudio Maldonado. Ganhou em sua primeira temporada o campeonato turco e, na seguinte, levou a equipe às quartas-de-finais da Liga dos Campeões da UEFA de 2007-08, sendo a melhor participação de um clube da Turquia no principal torneio europeu de clubes. Além desses sucessos profissionais, Zico foi muito querido na Turquia pelas qualidades pessoais e assim se tornou uma ponte especial entre dois países e um personagem querido por ambos os povos.

“É um prêmio importante e marca este tempo que passei lá. Procurei fazer o melhor e o time conseguimos ser campeão no ano do seu centenário, entre outras conquistas. Tive uma empatia muito grande com o povo turco, me trataram com muito respeito e carinho. Vivi dois anos maravilhosos em Istambul e fico muito feliz de ser reverenciado por eles”, agradeceu o Zico.

    

Recebeu o prêmio, na categoria Jornalismo, o jornalista Guga Chacra, que é especialista em questões políticas, econômicas, sociais e religiosas dos países do Oriente Médio e da Turquia, vem denunciando as ações autoritárias, a repressão às minorias e aos críticos e a censura à imprensa pelos governos na região. Fazendo comentários quase imediatos sobre acontecimentos na Turquia e na região do Oriente Médio, ajuda ao povo brasileiros compreender melhor o que essa região vem passando, longe geograficamente, mas muito próximo pela formação de sua população com milhões de imigrantes vindos de lá. O prêmio dele foi dado pelo vereador Eduardo Tuma.

    

Na categoria Cultura, em nome do Museu da Língua Portuguesa, parceiro do CCBT, Diretor Antônio Carlos Sartini recebeu o prêmio das mãos da Ana Helena Curti, presidente do conselho Consultivo do CCBT, por promover a divulgação da diversidade étnica, linguística e cultural da Turquia e do Brasil. No ano passado, abrigou uma apresentação especial de poetas e autores turcos. Além dessas qualidades, esse prêmio é uma homenagem para o Museu ser lembrado até ser inaugurado novamente após as reformas necessárias causadas pela tragédia que sofreu em dezembro de 2015.

Em nome da Faculdade Cásper Líbero, Diretor Carlos Costa recebeu, na categoria Academia, a homenagem em virtude de realização de diversos eventos em parceria com Centro Cultural Brasil-Turquia, como o 9º Ciclo de Palestras Experiências na Turquia em 2015, com título: a Turquia pós 17 de dezembro de 2013 e a Conferência Internacional em maio deste ano, com título: Religiões, Intelectuais e Mídia: Posições diante do Terrorismo. Está sendo organizada a publicação do livro da conferência. O prêmio foi entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antonio Donato.

    

Na categoria Mídia, em nome da emissora Band TV, Diretor Executivo Caio Luiz de Carvalho recebeu o prêmio pelo Presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, Mustafa Goktepe, por ser a primeira emissora brasileira a exibir uma produção turca, a novela “Mil e Uma Noites”, em 2015. Band TV continuou a apresentar as novelas produzidas na Turquia com Fatmagul e Sila e anunciou novas aquisições. Com essa produções legitimamente turcas, Band TV vem contribuindo à difusão da cultura turca no Brasil. 

Em 2015, na primeira edição da Premiação do CCBT, os prêmios foram entregues a seguintes instituições/pessoas:

  • Na categoria acadêmica foi entregue à Universidade de São Paulo, pelo curso de língua e cultura há quatro anos e pelas parcerias com universidades turcas. O reitor Sr. Marco Antonio Zago recebeu o prêmio em nome da USP.
  • Na categoria cultural foi entregue ao SESC, pelos diversos trabalhos realizados com artistas turcos e sobre cultura turca. O diretor no Estado de São Paulo, Sr. Danilo Miranda recebeu o prêmio em nome do SESC.
  • Na categoria de mídia, foi entregue à autora Gloria Perez, pela novela Salve Jorge, que parcialmente foi filmada na Turquia e tornou a Turquia muito mais conhecida e visitada pelos brasileiros.
  • Na categoria especial, o jogador de futebol Alex de Souza recebeu o prêmio, por ser um dos brasileiros mais conhecidos e mais queridos na Turquia e por ser motivo de carinho dos turcos pelo Brasil. 

FOTOS E VÍDEOS DO DIA DA TURQUIA E PREMIAÇÃO ANUAL DO CCBT NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

FOTOS DO EVENTO

**FOTOS: CCBT e CCI/CMSP

VÍDEO COMPLETO DO EVENTO

COMENTÁRIOS SOBRE DIA DA TURQUIA E A PREMIAÇÃO ANUAL DO CCBT

Comentários na Premiação Anual do CCBT - Zico

Comentários na Premiação Anual do CCBT - Guga Chacra

Comentários na Premiação Anual do CCBT - Carlos Costa

Comentários na Premiação Anual do CCBT - Antonio Donato

Comentários na Premiação Anual do CCBT - Eduardo Tuma

Comentários na Premiação Anual do CCBT - Márcio Santos

Comentários na Premiação Anual do CCBT - Antonio Carlos Sartini

Comentários na Premiação Anual do CCBT - Mehmet Aurélio

Comentários na Premiação Anual do CCBT - Capone