CCBT e Câmara Municipal De São Paulo organizam Comemoração do Dia da Comunidade Turca
  07.07.2017
CCBT e Câmara Municipal De São Paulo organizam Comemoração do Dia da Comunidade Turca

Na noite do dia 30 de maio foi realizada a Sessão Solene para comemorar o Dia da Comunidade Turca, na Câmara Municipal de São Paulo. Com a iniciativa do Centro Cultura Brasil Turquia-CCBT, a Câmara Municipal de São Paulo estabeleceu o dia 29 de maio como Dia da Turquia. CCBT organiza vários eventos para comemorar a data, como exposições, concertos de música turca e coquetel turco, além de Sessão Solene.

Durante a cerimônia, a cidade de Esmirna, a terceira maior do país, que só fica atrás da capital Ancara e de Istambul, também foi homenageada. Em 2015, por iniciativa dos vereadores Eduardo Tuma (PSDB) e Antonio Donato (PT), Esmirna foi incluída no calendário oficial de comemorações da Casa.

“Esmirna e São Paulo se tornaram cidades-irmãs após a aprovação de um projeto de lei, e isso é fruto de uma visita cultural que nós vereadores fizemos à Turquia em 2015, a convite do Centro Cultural Brasil-Turquia. Além do povo acolhedor, há uma vasta culinária, o que torna o ambiente de lá muito similar ao nosso”, comparou Tuma.

O vereador Antônio Donato (PT) participou da delegação da viagem. Para ele, apesar da distância, as duas cidades têm, de fato, muita coisa em comum:

“São grandes metrópoles, com muitos problemas a serem superados. Então é muito conveniente que hoje a gente possa, no Dia da Turquia, celebrar essa irmandade entre as duas cidades”.

O presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, Mustafa Goktepe, fez questão de destacar que as comemorações ajudam não só a renovar os laços de amizade entre os dois países, como também a reforçar a identidade da comunidade turca que vive na capital paulista.

“Estar na Câmara Municipal, onde as necessidades do povo são discutidas, simboliza essa representatividade tão importante, que faz com que a comunidade turca se sinta ouvida, reconhecida e mais integrada com a sociedade brasileira”, comemorou Mustafa.

O evento também contou com a presença da vereadora Adriana Ramalho (PSDB). Em seu discurso, Adriana Ramalho elogiou as organizações e atividades do CCBT. Ele também deseja sucesso para nossa instituição.

Participaram ainda a presidente do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia, Ana Helena Curti, e o diretor da entidade, Yusuf Elemen.

FOTOS

VIDEO