CCBT e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo comemoram Dia da Turquia
  08.06.2015
CCBT e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo comemoram Dia da Turquia

Após decretação do 29 de maio de cada ano a ser comemorado como Dia da Turquia na Câmara Municipal de São Paulo, CCBT teve a mesma iniciativa na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e o mesmo dia, 29 de maio de cada ano, será comemorado como Dia da Comunidade Turca no Estado de São Paulo. A lei está na traime interno da ALESP.

Mesmo antes de o decreto entrar em vigor, CCBT e ALES organizaram Sessão Solene pela Dia da Comunidade Turca, no dia 29 de maio de 2015, às 20h00. O evento contou com presidente da Assembleia, Deputado Estadual Fernando Capez, presidente do CCBT, Prof. Mustafa Goktepe, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Turco-Brasileira, presidente do conselho consultivo do CCBT, Sra. Ana Helena Curti, desembergador Sergio Ribas, entre outros autoridades, convidados e comunidades turca e brasileira.

CCBT montou uma exposição de foto no Hall Monumental da Assembleia para homenagear o Dia da Turquia.

Veja notícia oficial do site da Assembleia e as fotos no final.

Da Redação - Fotos: Márcia Yamamoto - 01/06/2015

Solenidade teve objetivo de fortalecer os laços entre os povos brasileiro e turco

A comunidade turca de São Paulo compareceu na última sexta-feira, 29/5, ao Plenário Juscelino Kubitscheck da Assembleia Legislativa para comemorar o Dia da Turquia. O presidente da Casa, deputado Fernando Capez, disse que "a solenidade visa ao fortalecimento dos laços entre os povos brasileiro e turco". 

Primeiro a falar na sessão solene, o deputado José Américo (PT) fez as honras da casa na recepção aos turcos, comentando um pouco a história do Império Otomano, principalmente da derrota que os turcos impuseram a Churchil em Dardanelos, na tentativa da tomada de Istambul pelas forças inglesas, australianas e neozelandesas, e de como esse fato influenciou positivamente o povo turco para o surgimento da nova Turquia, país que José Américo conheceu e classificou como educado, com boa distribuição de renda e com preocupação na formação cultural de sua juventude. José Américo falou também das similaridades históricas entre a Turquia e o Brasil - lembrando que ambos tiveram inspiração na mesma corrente de pensamento, o positivismo, "tanto que um dos primeiros partidos dos jovens turcos se chamava Ordem e Progresso", frase positivista da bandeira brasileira -, além de outras, como o gosto pelos doces e a afetividade. 

Falaram também durante o evento: o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Turco-Brasileira, que comemorou o aumento dos negócios entre Turquia e Brasil que chegam, segundo ele, a R$ 2 bilhões anuais; o desembargador Sergio Ribas, que representou o Tribunal de Justiça de São Paulo e declarou que espera conhecer a Turquia como realização de um grande sonho, parabenizou os turcos pelo seu dia e externou sua expectativa no estreitamento das relações entre as duas nações; e o presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, Mustafá Goktepe, que considerou Capez "ótimo anfitrião", falou da aproximação dos dois países, e convidou os brasileiros a conhecer a Turquia que, segundo ele, ficou muito conhecida no Brasil depois da novela Salve Jorge, de Glória Perez. 

No encerramento, foram oferecidas mutuamente placas alusivas à data.

Fonte: www.al.sp.gov.br

 

FOTOS DO EVENTO

 

NOTÍCIA SOBRE COMEMORAÇÃO DO DIA DA TURQUIA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SAO PAULO TRANSMITIDA NO SAMANYOLU TV NA TURQUIA: