CCBT condena a prisão da equipe do jornal Cumhuriyet na Turquia
  02.11.2016
CCBT condena a prisão da equipe do jornal Cumhuriyet na Turquia

No dia 31 de outubro de 2016, a polícia turca prendeu o editor e vários jornalistas do Cumhuriyet, o principal jornal de oposição ao presidente Recep Tayyip Erdogan. O editor-chefe do mesmo jornal, Can Dündar, já tinha sido preso em maio deste ano por divulgar o envio das armas aos terroristas na Síria, solto após 3 meses de prisão e agora refugiado em algum país na Europa.

Desde a suspeitosa tentativa de golpe ocorrida em 15 de julho, 186 veículos de imprensa foram fechados e mais de 130 jornalistas presos. A Turquia está na 151ª posição no índice de liberdade de imprensa da Repórteres Sem Fronteiros.

CCBT condena a prisão de jornalistas e a perseguição contra o  jornal Cumhuriyet, condena as ações anti-democráticas e anticonstitucionais que Presidente Erdogan e seu governo vêm praticando contra todos que querem democracia e liberdades. Sendo uma instituição brasileira inspirada no Movimento Hizmet, declaramos, mais uma vez, que, somos a favor da democracia, das liberdades básicas e dos direitos fundamentais. 

 O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schultz, disse que “a linha vermelha foi cruzada contra a liberdade de expressão na Turquia” e “os expurgos em massa parecem ser motivados por considerações políticas, em vez de uma lógica legal ou de segurança”.

Em Berlim, o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, afirmou que a liberdade de imprensa é "fundamental para qualquer Estado de direito”.

O ministério francês das Relações Exteriores lembrou que “ a liberdade de imprensa é componente essencial da sociedade democrática".

Fonte das informações citadas nesta página: AFP, G1, Estadão