Bate-papo do CCBT com Dunga
 
Bate-papo do CCBT com Dunga

O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, fez declarações interessantes no encontro com responsáveis do CCBT, em São Paulo.

Respondendo as perguntas do CCBT, o Dunga fez seguintes comentários sobre a seleção brasileira: "Ser técnico da seleção brasileira é muito complicado. Pois, é um time que sua perda em algum jogo é inaceitável, todo mundo está de olho, muitos jogadores conhecidos ou até melhores. Não tem como justificar a perda."

Dunga continuou: "Nem a conquista da maior copa em 2007, Copa América, satisfez os brasileiros. Ter muitas opções para cada posição dificulta a escolha, e não facilita como maioria das pessoas pensam. Sempre tem probabilidade de ser criticado por não escalar os famosos no time."

Realmente dando a razão ao Dunga, perguntamos no que ele dá mais importância nas escolhas dele. Respondeu: "Futebol não é conversar e justificar as coisas, é resultado. Só isso que importa. Não é possível vencer todo jogo com um resultado de show, o vencer deve ser considerado suficiente. No campo tem 11 pessoas, mas em cada posição tem um jogador contra seu rival naquela posição. Por isso todo jogador tem que ser mais efetivo do que seu rival na sua posição. Pela eficiência do jogador na sua posição que eu faço minhas escolhas."

Durante a conversa percebemos que o Dunga tem um bom conhecimento sobre futebol turco e vem acompanhado os jogadores brasileiros que estão lá. Lembrou-nos que já esteve na Turquia, no jogo amistoso, ele sendo jogador da seleção da Fifa contra seleção turca. Em poucos dias que ficou lá, deu para ele conhecer a bela Istambul. Disse também que queria visitar novamente para conhecer melhor.

Dunga comentou do Zico também: "Zico foi um dos melhores jogadores de futebol do mundo, agora está sendo um dos melhores técnicos também, com Fenerbahçe, o sucesso que ele vem tendo tanto na liga turca quanto na liga dos campeões.

Quando lembramos do interesse do Roberto Carlos pela seleção, disse que se ele precisar dele e se Carlos puder, claro que convidaria.

Perguntamos do Alex também, respondeu: "Alex é um jogador de qualidade e atualmente, por exemplo na liga dos campeões, é um dos responsáveis pelo sucesso do Fenerbahçe."

Perguntamos do Lincoln (que está no Galatasaray). Disse: "Lincoln também é um bom jogador e está ajudando muito ao Galatasaray. Mas para posição dele há muitas opções. A seleção brasileira é um clube que até às vezes Ronaldinho fica na reserva. O Brasil é um país de estrelas de futebol."

Ele mesmo comentou dos outros brasileiros na Turquia: "Edu também é um bom zagueiro. Já convoquei ele para seleção e tive ajuda dele. Ele continua sendo uma alternativa para mim. Deivid está indo bem no Fenerbahçe. Bobo e chama atenção pela velocidade. Está ajudando muito ao Besiktas."

Quando informamos que na Turquia atualmente jogam aproximadamente 40 brasileiros, Dunga comentou que isso é muito importante nas relações entre os dois países.