8 toneladas de carne foram distribuídas pelo CCBT no Distrito Federal
 
8 toneladas de carne foram distribuídas pelo CCBT no Distrito Federal

17 de outubro de 2013, Brasília

O Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) e Câmara de Comércio e Indústria Turco-Brasileira (CCITB) promoveram mais uma ação social. Esse é terceira ação desta natureza.

Conforme o presidente do CCBT, Prof. Mustafa Göktepe, em 2011 foram distribuídos 15 mil quilos de carne para 7.500 famílias nas favelas do Capão Redondo na zona sul de São Paulo, e em 2012, 21 mil quilos de carne para 10 mil famílias na favela Complexo do Alemão no Rio de Janeiro.

Este ano (2013) o projeto foi ainda mais abrangente. Foram distribuídos 36 mil quilos de carne para mais de 15 mil famílias nos 5 estados do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Distrito Federal e Amazonas. Como nos anos anteriores, a organização da distribuição foi feita em parceria com os Estados e as Prefeituras.

No Distrito Federal, a distribuição de 8.828 quilos de carne foi feita em 4 pontos diferentes, para 4 mil famílias. O ponto com maior número de distribuição foi o Lixão da Estrutural. Aqui 2 mil pessoas receberam a caridade, no dia 17/10/2013.

A Primeira-Dama do GDF, Sra. Ilza Queiroz esteve presente no local e iniciou a distribuição. Ela agradeceu em nome do Governado Agnelo Queiroz, do GDF e de todos os moradores da Cidade Estrutural que receberam a doação. O Secretário de Desenvolvimento Social do DF, Daniel Seidel, acompanhou a Primeira-Dama.

No mesmo dia à tarde, às 15h, O CCBT ofereceu um almoço aos participantes da ação com comidas típicas turcas na Casa do Cerrado do GDF.

No almoço estiveram presentes, além dos responsáveis pela distribuição;

* Presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, Mustafa Goktepe

* Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Turco-Brasileira

* Embaixador da Turquia no Brasil, Ersin Elçin

* Embaixador do Azerbaijão no Brasil, Elnur Sultanov

* Deputado Federal do Bahia, Antônio Imbassahy

* Assessor da Imprensa da Procuradoria Parlamentar da Câmara, Bertha Pellegrino

* Secretário Adjunto da Agricultura do GDF, Nilton Guimarães

* Presidente da CEASA-DF, Vilder da Silva Santos

* Diretora do DIPOVA-DF, Cristyanne Barbosa Taques

* Entre outros..

Aqui os organizadores foram presenteados com placas de agradecimento. Confira as fotos no final desta página.

Os recursos desta ação (a doação para abate de bois) são enviados pelos empresários da Turquia, por ocasião da Festividade do Abraão (ou Festividade de Sacrifício).

O QUE É FESTIVIDADE DO ABRAÃO (FESTIVIDADE DE SACRIFÍCIO)?

Esta festividade é uma data religiosa dos muçulmanos, baseia-se na tradição do Profeta Abraão que ao receber a ordem de Deus para sacrificar seu filho (No Alcorão-Surata Abraão 39 e Genesis 22), como um teste de obediência, viajou com seu filho para o local indicado. No momento em que o Profeta Abraão ia sacrificar o seu filho, Deus enviou um carneiro e ordenou que abatesse o carneiro no lugar de filho.

Em homenagem a isso os muçulmanos que têm condições financeiras abatem carneiros ou bois neste dia, alguns sacrificam alguns ou até centenas. É condição obrigatória que o animal seja macho, adulto e saudável. A carne desses abates é distribuída, para familiares, vizinhos e a outras pessoas, principalmente mais necessitadas.

Alguns muçulmanos optam por fazer doações às organizações de caridade, que executam o sacrifício em seu nome e distribuem a carne às pessoas que mais precisam. Os empresários da Turquia estão fazendo esta atividade em 103 países neste ano.

Esta data sucede a realização do Hajj (a peregrinação a Meca), que sempre a partir do décimo dia do último mês do ano lunar.

TV Globo

A TV Globo esteve presente na distribuição e noticiou a ação no DFTV.