Infraestrutura e Logística

1. Estratégia energética

 

  • De acordo com o Documento sobre o Mercado de Energia e Eletricidade e a Estratégia de Segurança no fornecimento, a estratégia da Turquia no que se refere ao setor de energia é garantir o fornecimento de eletricidade e recursos energéticos, que têm papel indiscutível na vida econômica e social do país, aos consumidores de modo satisfatório, ininterrupto e ecologicamente sustentável, a baixo custo e com alta qualidade.
  • Além de recursos energéticos ainda não plenamente usados, como a energia hidráulica e o linhito, o potencial de energia renovável da Turquia é uma grande oportunidade para os investidores. A Lei N° 6094 de 29.12.10, intitulada “Lei sobre as Emendas Referentes à Utilização de Recursos Energéticos Renováveis para o Fim de Gerar Energia Elétrica”, estimula esse tipo de investimento, tornando-o ainda mais atraente.

Com esse novo esquema de suporte, serão introduzidos diferentes tarifas de incentivo à adoção de energias renováveis para diferentes recursos renováveis com base na capacidade de geração de eletricidade. O esquema geral de tarifas de incentivo é o seguinte:

  • US$ 7,3 centavos por kWh para energia hidrelétrica e eólica
  • US$ 10,5 centavos por kWh para energia geotérmica
  • US$ 13,3 centavos por kWh para energia solar e biomassa (inclusive resíduos gasosos)

Além disso, há subsídios que variam entre US$ 0,4 e 3,5 centavos por kWh para as plantas que utilizarem equipamentos técnicos fabricados no país.

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1.a. Distribuição da capacidade instalada por tipo de serviço de eletricidade (2011 – março)

 

 

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Fonte: Companhia elétrica estatal turca Elektrik Uretim (EUAS)

1.b. Distribuição da capacidade instalada por recursos energéticos primários (2011 – março)

 

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Fonte: Companhia de Transmissão de Eletricidade da Turquia (TEIAS)

1.c. Preços da eletricidade para consumo industrial (em centavos de €/kWh*)

 

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Fonte: Eurostat

*Este indicador representa os preços da eletricidade cobrados aos consumidores finais. Os preços da eletricidade para consumo industrial definem-se da seguinte maneira: preço médio nacional em euros por kWh sem impostos, aplicável ao primeiro semestre de cada ano, para consumidores industriais de médio porte (faixa de consumo anual entre 500 e 2.000 mWh). Até 2007, os preços referem-se ao status dos consumidores de médio porte em 1° de janeiro de cada ano (consumidor padrão com consumo anual de 2.000 mWh).

1.d. Projetos de dutos da Turquia

A prioridade da Turquia é proteger seus recursos energéticos. Para tanto, a Turquia está promovendo diversos projetos de dutos, seja para gás natural ou petróleo. Quando forem concluídos, os seguintes projetos propiciarão recursos energéticos seguros tanto para a Turquia quanto para a Europa.

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Fonte: Companhia de Oleodutos de Petróleo da Turquia (BOTAS)

  • Projeto Baku-Tbilisi-Ceyhan* da AOPL
  • Projeto ITGI (Interconector Turquia-Grécia-Itália) da NGTL
  • Projeto Transcaspiano Turcomenistão-Turquia-Europa da NGTL
  • Projeto Azerbaijão-Turquia da NGTL
  • Projeto Iraque-Turquia da NGTL
  • Projeto Egito-Turquia da NGTL
  • Projeto Turquia-Bulgária-Romênia-Hungria-Áustria da NGTL (Projeto Nabucco)
  • Projeto do leste do mar Negro da NGTL
  • Projeto do oeste do mar Negro
  • Projeto de Armazenagem Subterrânea de Gás Natural

*A construção do Projeto Baku-Tbilisi-Ceyhan da AOPL foi concluída em 2005. A capacidade anual desse oleoduto é de 50 milhões de toneladas de petróleo cru. Ele é reconhecido internacionalmente por seu transporte de petróleo cru do Cáspio para a região do Mediterrâneo, passando pela Turquia.

2. Infraestrutura de telecomunicações

 

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Tecnologia de comunicação (voz e dados) (0: Não atende aos requisitos comerciais – 10: Atende aos requisitos comerciais)

 

 

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Fonte: Anuário da Competitividade Mundial do IMD, 2010

O setor de telecomunicações da Turquia evoluiu consideravelmente nos últimos anos, a começar pela privatização de 55% das ações da Turk Telekom. A diversificação dos serviços do setor, por meio de telefones celulares e da Internet, criou novas economias que representam áreas interessantes para novos investimentos.

3. Infraestrutura de transportes

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Entre as vantagens da Turquia está seu setor de logística, que tem apresentado desenvolvimento significativo desde que o país firmou acordo de união aduaneira com a UE. Sua infraestrutura geográfica, física e corporativa é uma das principais atrações para potenciais investidores, conforme se pode ver a seguir:

  • A proximidade entre a Turquia e mercados importantes como a CEI, o Oriente Médio e o norte da África propicia acesso fácil a aproximadamente 1,5 bilhões de consumidores.
  • A rescisão de um imposto especial sobre o consumo de combustível para aviões possibilitou importantes reduções nos custos e níveis de preço das passagens aéreas. Consequentemente, seis empresas iniciaram operações em âmbito nacional nos últimos anos para atender à crescente demanda de voos.
  • A Turquia tem papel-chave na conexão dos corredores de transporte pan-europeus à Ásia Central. Além disso, a bacia do Mediterrâneo – para a qual a Turquia é um conduto natural – adquiriu maior importância nas conexões leste-oeste e norte-sul.
  • As redes nacionais de estradas e ferrovias estão completamente integradas à infraestrutura eurasiana. O projeto ferroviário da rota da seda constituirá uma alternativa uniforme entre a Europa, o Oriente Médio, as repúblicas turcas e o Extremo Oriente por meio da Turquia. O transporte regular por caminhões e as rotas de ferry continuam a aumentar a capacidade dos serviços logísticos.
  • Foram iniciados dois importantes projetos de transporte de gás natural para a Europa. O primeiro é o "Interconector", desenvolvido pela Turquia, Grécia e Itália; a parte Turquia-Grécia já foi concluída e transporta gás natural para a Grécia, ao passo que a parte Grécia-Itália está em construção. O segundo é o projeto "Nabucco", que transportará gás natural para os mercados europeus, ligando a região cáspia e o Oriente Médio – através da Turquia, Bulgária, Romênia e Hungria – à Áustria e, posteriormente, aos países do centro e do oeste da Europa.

A Turquia atende aos requisitos para o transporte barato e eficaz de mercadorias com sua infraestrutura de alto desempenho, serviços de transporte confiáveis e localização estratégica na região.

Eficiência da infraestrutura de distribuição de mercadorias e serviços (0: Ineficaz – 10: Eficaz)

 

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Fonte: Anuário da Competitividade Mundial do IMD, 2010

Fonte: invest.gov.tr, 2010