Curso de música turca
CCBT já organizou alguns cursos sobre música turca na sua Matriz em São Paulo, alguns desses cursos são apresentados nesta página. CCBT tem planos de oferecer cursos de música turca, desde instrumentos típicos até os sistema, os estilos e a varidade da música turca. Favor acompanhar as novidades sobre esse curso pelo site. Pode conferir informações sobre concertos de música turca no menu de notícias. CCBT oferece Curso de Música Tradicional Turco-Otomano em São Paulo Apresentação Embora tenhamos no sufismo um conceito de extrema complexidade, podemos dizer que essa complexidade nunca impediu o interesse por esse assunto nos países ocidentais, uma vez que um vasto público se demonstra bastante interessado nas disciplinas sufis bem como nos trabalhos do mestre Rumi, autor e poeta cujas obras têm enorme êxito de venda no Oriente e no Ocidente. A obra do enamorado pela humanidade e apaixonado por Deus foi lida por milhões de pessoas, ainda que até meados do século XVIII nada se sabia sobre esse assunto no Ocidente. Um dos assuntos centrais dos estudos sufis é o questionamento sobre quem é o ser humano, já que ele possui uma posição única em todo o universo. Conforme o sufismo, o homem universal é visto como um destinatário dos atributos divinos, ou seja, o representante de Deus. A palavra insan, que na língua árabe significa humano, está associada aos valores de proximidade, carinho e amor cujos sentidos explicitam a relação entre iguais e com o seu Criador. E a questão nuclear do sufismo é: Como contemplaremos a nós mesmos? O poeta sufi responde a essa questão perguntado: “O que sou eu?” Proposta de trabalho Nosso encontro tem por objetivo facilitar o entendimento dessa máxima do sufismo – O que sou eu –através da exposição da cerimônia da sama de Mewlana Jalal Al-Din Rumi. A cerimônia da sama não é tarefa simples sem um prévio preparo. Ela simboliza numerosos e distintos aspectos da vida: a criação do universo; a criação dos seres humanos; a nossa aparição no mundo etc. A sama é a contemplação levada à pratica. Nosso intuito é conduzir a esse preparo por meio de pulsos, sons ritmados, que induzem a um estado contemplativo para o amor de Deus. A música é, nos seguintes versos, definida por Rumi: A música é o alimento das almas dos servos de Deus, pois na música encontra-se a esperança em alcançar Deus. Portanto, a música, quando combina o êxtase e a contemplação espiritual, é considerada como uma das maneiras mais rápidas para se chegar a Deus. A música reduz o movimento físico, dirigindo os impulsos e os desejos corporais. Objetivo do encontro Propiciar uma jornada como participante e ouvinte na estrutura musical da cerimônia da sama. Duração da Atividade: Um encontro com a duração de 3 horas. Metodologia: Acercamento técno-ideológico dos instrumentos musicais da música derviche, suas escalas e ritmos Material: Oferecido pelo curso Programa: Referências: Página desse curso:
CURSO INÉDITO NO BRASIL: MÚSICA CLÁSSICA TURCO-OTOMANA
(Este curso foi oferecido em julho de 2013) Entendendo a musica clássica otomana A música clássica turca pode ser considerada como uma das principais produções artísticas do mundo através de todos os tempos. Seu florescimento durou seis séculos.
A arte da música turca ( Türk sanat müziði) é claramente um produto da civilização otomana. Sua força tradicional foi tão poderosa que continua
produzindo excelentes interpretes ate hoje. O presente encontro é uma busca para esclarecer alguns aspectos do princípio organizador desta arte dentro do sistema Makam.
Em um variado leque de manifestações produzidas por músicos da corte, popular, militar, religiosa, clássica e folclórica a musica otomana tem
sido utilizada em todos os segmentos da sociedade, inclusive como referencia para outras culturas nos últimos 500 anos. No sultanato otomano foram utilizados termos tais como alaturka, alafranca , polifonia x monofonia. Muitos poetas de afiliações sufis cantaram seus divans da literatura
clássica.
A música otomana é o ramo de expressão da arte otomana em sons, assim como a pedra foi na arquitetura otomana, costumeramente chamada no ocidente a "arte sublime" manifestações em tezhib (ornamentação em ouro) naks (miniaturas) como os tapetes ou o hat (caligrafia) e o ebru (marmorizacao em papel).
A musica otomana se traduz em pura simplicidade de impressões melódico/rithmicas e junto com a arquitetura, a arte têxtil e a caligrafia,
planeja atualizar no homem, um olhar em sua profunda capacidade de sentir o que esta muito alem de seu tempo. O presente encontro tem como objetivo a percepção, apreciação e analise desta arte com enfoque especial na descoberta desta capacidade, que infelizmente esta tao esquecida e sem tarefas nos dias de hoje.
Neste curso trabalharemos com recursos de audio e video de uma maneira clara e simples. Um verdadeiro convite para tornar-nos um viajante capaz de deleitar os sentidos da beleza e do ethos na musica clássica otomana, com a intenção de apurar nosso gosto e melhorar nosso senso critico. Aprenderemos a identificar os instrumentos e gêneros desta tradição que produziu um tesouro sem igual na cultura mundial. O curso e voltado a um publico geral e profissionais envolvidos com teatro, radio televisão e atividades didático artísticas.
Professor do curso: Oscar Usman Experiência profissional:
– CCBT: aula pratica de flauta transversal, tirhmica e solfejo
– Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio: Tradução espanhol-português, criação de textos e resenhas para os livros editados pelo instituto, consultoria e elaboração de matéria em assuntos inter culturais, gerência de vendas e novos neôcios no departamento editorial. (www.ramonllull.net/sw_dialogo/l_br/consultoresdialogo.htm)
– Faculdade de Música Marcelo Tupinambá, Conservatório de Música Santa Cecília, Fundação d’Artes de São Caetano do Sul, Conservatório Carlos.
– Gomes e unidades SESC: Ensino de sax e flauta.
– Coordenador e Falicitador em projetos de requalificação profissional e gestão empreendedora pela SERT-IDORT-ENTEP
– Professor, Instrutor de recursos humanos na área de qualificação profissional – Banco do Povo ( treinamento de agentes de crédito),
– Aprendendo a Aprender ( treinamento de população para o auto-emprego), Qualificação de atendentes dos PATs, todos na Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.
– Vendedor (setor clássico e jazz) – Laser Land
– Consultor e Líder da loja – Ática Shopping
– Supervisor Artístico do site de música MP3 Clube
– Agente de Recursos Humanos pela TELESP, Telecomunicações de São Paulo (selecionador de currículos, qualificação de mão-de-obra especializada, aplicação de testes práticos e dinâmica de grupo).
Formação:
– Curso Ney Hoca Melih Berse Neyistanbul Fatih IST – 2012
– Curso regular e prática de grupo na Univ. Livre de Música ( Centro de Estudos Tom Jobim) – 2000-2004
– Curso de história da música popular brasileira no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim – 1999-2000
– Curso de estética com o professor Ricardo Rizek – 1984-1988
– Curso de composição e instrumento (fl. transversal e sax ) na Fundação das Artes de S. Caetano – 1982-1986
– Curso regular normal de primeiro e segundo grau de 1972 a 1984
Páginas desse curso:
O SISTEMA DE MÚSICA CLÁSSICA TURCA: MAKAM
|