Teatro Turco

“Meddahlik”, ou seja, a arte da mímica, cujo se desenvolveu como resultado da junção da tradição narrativa de contos, existentes entre os turcos desde os tempos da Ásia Central, e a cultura islâmica, alcançou seu estilo definitivo no século XVI. O teatro popular, que é o gênero mais desenvolvido dentre os teatros tradicionais turcos, foi formado pela unificação de caracteres teatrais locais, tais como Karagöz, Muppet e Meddah. Este gênero experimentou seu apogeu entre o final do século XIX e início do século XX e definitivamente competiram por um longo tempo com o teatro ocidental de estilo moderno, que por sua vez durante o movimento de ocidentalização no período Tanzimat (Reformas Administrativas), iniciado em 1839, também se tornou popular.

pag458A partir do período Tanzimat, textos escritos começaram a ser utilizados no teatro, e autores turcos iniciaram a escrever peças, além de tradução e adaptação de obras estrangeiras. Durante este período, uma comédia escrita por Sinasi, Sair Evlenmesi” (O Casamento do Poeta), foi aclamada como a primeira peça escrita do teatro turco. Teatros foram construídos em vários bairros de Istambul, bem como no Çiragan, Yildiz, Dolmabahçe e em cidades como: Izmir, Bursa, Adana e Ankara. E por outro lado, companhias teatrais privadas também foram estabelecidas.

O Conservatório “Darülbedayi-i Osmaniye”, criado em 1914, exerceu grande influência para o desenvolvimento do Teatro turco. Desta forma, a primeira contribuição significativa para a transformação do teatro em termos de arte contemporânea durante a era Republicana foi realizada pelo proeminente dramaturgo Muhsin Ertugrul, que assumiu a administração de Darülbedayi em 1927. O mesmo também envidou grandes esforços para a implantação do primeiro “Teatro Infantil” em 1935. O conservatório, cujo era um sub departamento do município de Istambul em1931, foi renomeado “Teatro Municipal de Istambul” em 1934.

Por outro lado, o “Tatbikat Sahnesi” (Teatro Municipal) foi estabelecido em 1941, quando o Conservatório Estadual de Ankara conferiu graduação aos seus primeiros teatrólogos. Os Teatros do Estado, cujo são administrados pela Direção Geral do Ministério da Cultura e Turismo desde 1970, prestam serviços aos apreciadores desta arte através de suas instituições teatrais em várias cidades.

pag460Durante a temporada de 2008-2009, os Teatros do Estado exibiram um repertório com 125 diferentes peças teatrais através de 4.635 apresentações, para um público de aproximadamente 1.284.957 espectadores. Do total destas peças, 70 delas são nacionais e 55 oriundas de tradução literária estrangeira. As mesmas foram apresentadas em 51 etapas através de excursões nas cidades de Gaziantep, Elazig, Malatya, Samsun, Zonguldak, Çorum e Aydin, bem como em 12 teatros regulares.

Além destes, durante o ano de 2009, foram organizados inúmeros festivais de teatro em escala internacional tais como: O “8ª Festival Internacional de Teatro do Mar Negro” (Trabzon), O “4ª Festival de Pequenas Senhoras e Pequenos Senhores” (Ankara), “10º Sabanci, Festival Internacional de Teatro” (Adana), “1º Festival de Países Produtores de Obras Teatrais Turcas intituladas Um Respiro um Som” (Konya) bem como festivais nacionais os quais incluíram o “Festival de Teatro para Crianças e Jovens” (Van) e  o “6a Festival  de Teatro  de Hora Ásia”  (Diyarbakır).  Por outro lado, com o propósito de levar o público ao teatro, foram criados projetos especiais como “Projeto Teatral em Cada Cidade” e o “Projeto Trem” os quais mensalmente continuam em atividade.

 

mapa_vermelho Teatros Privados: O Teatro “Küçük Sahne”, estabelecido por Muhsin Ertugrul, depois que renunciou o teatro estatal em 1951, tem sido um lugar de formação para muitos artistas. Estão entre as principais companhias de teatro deste período O Teatro Çigir, “Cep Teatro”, “Muammer Karaca Teatro” e a Opereta de Istambul.

Com o número crescente de grupos amadores nas décadas de 1960, as atividades teatrais tornaram-se mais difundidas. O Teatro Dormen, estabelecido em 1955 conquistou, em termos de direção, seleção de peças teatrais, e disciplina de trabalho, seu lugar entre os grupos bem-sucedidos da década de 1960. O Teatro “Oraloglu”, estabelecido em 1961, bem como o teatro ”Gülriz Sururi-Engin Cezzar Ensemble”, estabelecido em 1962, conseguiram manter um certo nível artístico  até os  dias atuais. O Teatro da Arte em Ankara, fundado em 1963, atualmente continua com suas atividades e tem recebido muitos elogios da crítica por causa de sua direção e qualidade artística de suas apresentações. Durante as décadas de 1960 e 1970 muitos teatros foram estabelecidos inclusive teatros infantis estaduais e dezenas de teatros infantis particulares.

Em 1982 o Grupo Teatral de Yeditepe de Hadi Çaman abriu as cortinas dos teatros de Istambul. Podemos citar entre os principais grupos de teatro particular dos últimos anos: Grupo Teatral de Enis Fosforoglu, o Centro Cultural de Hodri Meydan e Grupo Teatral Popular de Ferhan Sensoy. Também podemos citar entre os grupos de teatro que permaneceram ativos desde as décadas de 1960 e 1970 até os dias atuais: Grupo Teatral de Arte de Ankara, Grupo teatral dos “Atores da Cidade” bem como os grupos “Dormen”, “Dostlar”, “Ali Poyrazoglu”, “Nejat Uygur” e “Levent Kirca-Oya Basar”.

 

mapa_vermelho Dramaturgia: A dramaturgia turca desenvolveu uma linha social crítica realista desde a proclamação da República. No entanto, uma geração de fortes e dinâmicos dramaturgos surgiu apenas após 1960. Neste período os dramaturgos escreveram suas obras de teatro, alcançando um estilo ocidental dentro de um contexto contemporâneo. Eventualmente, Haldun Taner, que fez contribuições significativas para a dramaturgia turca através da identificação de conteúdos e estilos de drama; O mesmo autor foi o criador da maior parte das obras crítico-politico como “Teatro Cabaret”, onde utilizou todos os elementos do teatro tradicional turco; “Kesanli Ali Destani”, o gênero épico musical nativo e adicionou a (A Epopeia de Ali de Kesan), que foi encenada pela primeira vez em 1964. Durante este mesmo período, dramaturgos como Güngör Dilmen, Orhan Asena, Turhan Oflazoglu e Necati Cumali escreveram temas em estilo poético, os quais foram baseados na história do Império Otomano, bem como na biografia dos heróis nacionais e na mitologia.

A dramaturgia, que vivenciou um período de estagnação na década de 1980, foi reavivada pela dinâmica política cultural do governo. Após a década de 1980, especialmente os escritores Özen Yula, Behiç Ak e Cihan Canova, destacaram-se na dramaturgia. Algumas das peças mais populares dos últimos anos incluem: “Gözlerimi Kaparim, Vazifemi Yaparim” (Faço Meu Trabalho de Olhos Fechado) de Haldun Taner, “Uçurtmanin Kuyrugu” (O Rabo da Pipa) de Savas Dinçel, “Ferhat e Sirin” de Nazim Hikmet Ran, “Tek Kisilik Sehir” (A Cidade de Um Só Individuo) de Behiç Ak, “Genç Osman” (O Jovem Osman) de Turan Oflazoglu, “Kösebasi” (Esquina) de Ahmet Kutsi Tecer, “Kanli Nigar” (Sanguinário Nigar) de Sadik Sendil, “Ful Yapraklari” (As Folhas de Ful) de Cihan Canova, “Saatleri Ayarlama Enstitüsü” (Instituto de controle do Tempo) de Ahmet Hamdi Tanpinar, bem como, “Fosforlu Cevriye”, que foi escrito por Suat Dervis e adaptado como peça teatral por Gülriz Sururi.

 

Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010