Ópera e Balé


pag455A Ópera foi classificada como o mais alto estilo de música e esforços foram acelerados para estabelecer uma casa de ópera turca. Em 1930, uma “Associação de Ópera” foi estabelecida em Istambul enquanto que em 1934 a ópera de Verdi “La Traviata”, foi encenada pela “Assembleia da Grande Opera”. O “Özsoy”, uma composição de Ahmet Adnan Saygun que foi executada com sucesso no mesmo ano na presença de Atatürk e do iraniano Shah Rıza Pehlevi, é considerada um marco na história da ópera turca. Dentro deste contexto, em 1936, logo após a inauguração do Conservatório do Estado de Ankara, bem  como o estabelecimento do Conservatório do Teatro Municipal, cursos regulares de óperas foram implantados com oportunidade de estágios práticos para estudantes, na fase final de suas obras. O famoso compositor alemão, Paul Hindermith, e diretor de ópera de Carl Ebert, fez contribuições notáveis para o desenvolvimento da ópera turca. Os jovens estudantes, que foram treinados neste período, realizaram sua primeira apresentação no Teatro de Ankara “Halkevi” em 1940, foram considerados os pioneiros da ópera na Turquia.

Durante o primeiro espetáculo, as obras “Bastien e Bastienne” de Mozart, e o segundo ato de Puccini, “Madame Butterfly” foram interpretados em turco com sucesso. Posteriormente, em 1941 o segundo ato da ópera “Tosca” de Puccini e a versão integral da ópera de “Madame Butterfly” bem como a obra “Fidélio” de Beethoven foram apresentadas.

Em 1948, a primeira academia oficial de balé foi estabelecida pela primeira vez em Istambul, sendo posteriormente transferida e anexada ao Conservatório Estadual de Ankara em 1950. O fundador do British Royal Ballet, Dame Ninette de Valois, em 1947 foi convidado para a Turquia com o objetivo de estabelecer a academia de balé do estado, fez uma enorme contribuição para o desenvolvimento do balé turco. A primeira apresentação pelo Departamento de Ballet do Conservatório Estatal de Ankara ocorreu em 1950, onde as coreografias de balé “Pastoral Suite” e “Garoto Careca” criadas por Joy Newton foram apresentadas ao som da música de autoria de Ulvi Cemal Erkin.

Dando continuidade, a estas apresentações a peça “El Amor Brujo”, juntamente com a versão integral das peças de “Coppelia” e “Çesmebasi”, foram as primeiras autênticas coreografias de balé criado por Dame de Valois, onde o mesmo integrou folclore turco e técnicas de balé ao som música composta por Ferit Tüzün.

A “Ópera e Balé” tornaram-se definitivamente órgãos independentes em 1968 e oficialmente começaram a funcionar com diferentes direções a partir de 1970. No dia 4 de dezembro de 2009, a Direção Estadual da “Ópera e Balé”, juntamente com a Fundação Estadual de Teatro, comemoraram seus 60 anos de existência com uma espetacular “Noite de Gala”.

A Direção Estadual de Ópera e Balé, cujo um dos principais objetivos é divulgar as artes de ópera e balé em todo o país, continua suas atividades através de seu departamento em Ankara, bem como através de seus anexos nas cidades de Istambul, Izmir, Mersin, Antalya e Samsun.

Além disso, os esforços para alcançar uma dimensão universal para apresentação das artes em todos os aspectos foram acelerados através de formações de novos grupos de Dança Moderna, configurados como parte da Ópera e Balé. As instituições de ópera e balé, também estão engajadas com a formação de coros infantil e balés, com o objetivo de promover esta forma de arte. Neste contexto, a academia de Leyla Gencer “Unidade de Crianças e Jovens”, que iniciou suas atividades em fevereiro de 2009 trabalhando com o primeiro grupo infantil de Ópera e Balé, constitui um raro exemplo no mundo das artes. Durante a temporada de 2009-2010, O “Grupo de Dance e Teatro Birim” estabelecido em 2008, composto por bailarinos com idades entre de 40 e 60 anos de idade, realizou espetáculos no “Artlovers” com apresentações de novas coreografias.

 

Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010