RETROSPECTIVA 2019
  23.12.2019
RETROSPECTIVA 2019

Em 2019 o CCBT foi, como nos anos anteriores, muito ativo e realizou diversas atividades, resumidas nesta página.

Por outro lado, 2019 também foi um ano muito longo e tenso para o CCBT e a comunidade turca do Hizmet no Brasil. 

Em abril tivemos a prisão de um amigo empresário da nossa comunidade, decorrente do pedido de extradição apresentado pelo Governo da Turquia ao Brasil. O Presidente Erdogan é um político que utiliza todos os recursos do Estado para combater os valores fundamentais da democracia e não tolera quem discorda dele, a ponto de ter transformado a Turquia em um regime ditatorial. Durante os 4meses da prisão, de abril à liberdade plena, em agosto, a angústia em nossa comunidade foi avassaladora. 

O desfecho foi feliz, com todos os 5 membros da segunda turma do STF votando pela negativa da extradição e deixando claro que estão cientes do que está acontecendo na Turquia. 

Devemos um sincero “obrigado” a todos os brasileiros que deram imensurável apoio, demonstraram carinho e expressaram sua indignação por essa prisão, e aos jornalistas que acompanharam e noticiaram o ocorrido. 

Em janeiro, o CCBT irá anunciar grandes novidades. Acompanhe!

CCBT realizou muitas atividades durante 2019. Os de destaque foram:



CCBT organizou almoços solidário e quermesses em favor de famílias refugiadas.
A Plataforma de Mulheres do CCBT organizou almoços solidários & quermesses a fim de divulgar a riqueza da culinária turca, atividades do CCBT e ajudar às famílias refugiadas fugindo da perseguição do Governo de Erdogan, presidente da Turquia. A ajuda acontece em forma de apoio financeiro à moradia, alimentação, bolsa de estudo de crianças e jovens dessas famílias, organização de cursos de português, entre outros. 

Em cada encontro escolhe-se um tema para apresentar aos participantes. O último tema foi Mewlana Rumi, um dos poetas mais publicados no Ocidente, grande influenciador que estabeleceu pontes de entendimento entre civilizações e sua obra representa um terreno comum para o diálogo. 

Confira e participe de próximos: http://www.brasilturquia.com.br/o-ultimo-almoco-solidario-de-2019-com-tema-rumi-foi-um-sucesso-1618.html



CCBT participou, pela segundo ano consecutivo, da UNGA Conference em Nova York - EUA  (United Nations General Assembly Conference), organizada pela instituição parceira JWF - Journalists and Writers Foundation (Fundação de Jornalistas e Escritores), com sede em Nova Iorque. Dr. Antonio Alberto do Vale Cerqueira foi representante do Brasil no evento, com sua apresentação "Uma análise de violação dos direitos humanos que leva à inquietação social". Dr. Cerqueira é advogado, Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Federal do Distrito Federal. 

Confira: http://www.brasilturquia.com.br/ccbt-participa-da-conferencia-unga-2019-em-nova-york-1608.html



CCBT oferece curso de culinária turca periodicamente, organizado pela Plataforma de Mulheres. No curso ensina-se a preparação dos mais clássicos pratos da culinária turca como pidé, manti e sarma. Algumas das aulas deste curso são ministradas por mulheres refugiadas.

Acompanhe para participar de próximos curso de culinária turca: http://www.brasilturquia.com.br/ccbt-oferece-mini-curso-de-culinaria-turca-em-so-paulo-1613.html



CCBT é parceiro dos encontros mensais da Família Abraâmica há mais de 3 anos. Estes encontros contam com presença de mais de 30 famílias cristãs, judias e muçulmanas, onde as conversas são com finalidade melhor entendimento, aprendizado e práticas de diálogo interreligioso. 
A Revista semanal Istoé preparou uma matéria, após ataque terrorista na Nova Zelândia, sobre os trabalhos do Dialogo Interreligioso. Esta atividade mensal foi inspiração para essa reportagem.

Confira: http://www.brasilturquia.com.br/onde-as-religies-se-encontram-1595.html


CCBT continuou organizando e lecionando o Curso de Língua e Cultura Turca na USP - Universidade de São Paulo, com 5 módulos, contando com mais de 150 alunos participantes.

Confira: http://www.brasilturquia.com.br/matriculas-abertas-para-o-curso-de-lingua-e-cultura-turca-na-usp-1607.html



CCBT mantém diversos projetos culturais, educacionais e sociais em parceria com instituições brasileiras, tanto públicas quanto civis. O projeto de "Ensino Médio Intercultural Brasil-Turquia" em Duque de Caxias no Estado de Rio de Janeiro, parte do do programa Dupla Escola, é um desses projetos. CCBT tem parceria com SEEDUC (Secretaria de Estado de Educação) nessa escola e leciona turco, informática em inglês e robótica.

No dia 19/12/2018 aconteceu a cerimônia de colação de grau da primeira turma de formandos da Escola CIEP 218 - Ministro Hermes Lima, na Câmara Municipal de Duque de Caxias, RJ. 
Dos 59 alunos que se formaram em 2018 nesta Escola, 21 conseguiram ingressar nas universidades públicas, o que mostra o sucesso alcançado pelo projeto. Esperamos ansiosamente os resultados de vestibular dos nossos alunos que se formaram em 2019.  

Confira: http://www.brasilturquia.com.br/primeira-formatura-do-ensino-medio-intercultural-brasil-turquia-1587.html


Como uma tradição, o CCBT organizou iftares (jantares de desjejum) durante o mês de Ramadan.  Nestes jantares que oferecem um ambiente de dialogo intercultural e interreligioso, contamos com presença de nossos vizinhos, amigos, alunos, líderes religiosos, formadores de opinião, gestores culturais, enfim, pessoas queridas de muitas partes da sociedade. 

O mês do Ramadan é um período especial na cultura turca/muçulmana para estreitar os laços na sociedade e promover tolerância, diálogo e entendimento. 

Confira: http://www.brasilturquia.com.br/busca.php?q=iftar