CCBT e outras instituições das iniciativas da Turquia no Brasil visitam o Governador Geraldo Alckmin
  08.11.2015
CCBT e outras instituições das iniciativas da Turquia no Brasil visitam o Governador Geraldo Alckmin

O presidente Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo Fernando Capez e o deputado Carlão Pignatari, líder do PSDB na Assembleia Legislativa, acompanharam a visita do Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) e outras instituições inspiradas no Movimento Hizmet,  ao governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes, na segunda-feira passada, 26/10/15.

A comitiva fez uma apresentação ao governador sobre as entidades no Brasil que se inspiram no Movimento Hizmet, como o Centro Cultural Brasil-Turquia, Colégio Belo Futuro Internacional, Câmara de Comércio e Indústria Turco-Brasileira e agência de notícias Cihan.

O presidente e fundador do CCBT, professor e tradutor Mustafa Göktepe, conversou em nome do grupo e convidou o governador para uma visita à sede da entidade em São Paulo e à Turquia, a fim de conhecer melhor as atividades e os projetos. Deputados Fernando Capez e Carlão Pignatari reiteraram apoio à comunidade turca. Os parlamentares lembraram que estiveram em julho deste ano, a convite do CCBT, em visita oficial à Turquia e conheceram tanto o país quanto diversas instituições na área de educação, cultura, mídia e oficial. Deputado Pignatari é o autor da lei que instituiu o Dia da Comunidade Turca no Estado de São Paulo, a ser comemorado todo ano no dia 29 de maio, na mesma data que a Câmara Municipal de São Paulo comemora. A instituição do Dia da Turquia nas duas casas foi uma iniciativa do Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT).

Fizeram parte da comitiva, além de Mustafa Goktepe, presidente e fundador do CCBT; Yusuf Elemen, diretor e gestor cultural da entidade; Ana Helena Curti, presidente do Conselho Consultivo do CCBT em São Paulo; o ex-vereador José Carlos Oliveira, membro do Conselho Consultivo, autor da Lei do Dia da Turquia na Câmara Municipal paulistana; Alper Sarli, diretor-geral do Colégio Belo Futuro Internacional; Fatih Simsek, diretor da Câmara de Comércio e Indústria Turco-Brasileira; e Kamil Ergin, representante na América Latina    da agência de notícias Cihan (do grupo jornal Zaman da Turquia).

As instituições apresentados ao Governador Alckmin:

CCBT é uma instituição não-governamental, fundado em 2011 por um grupo de turcos e brasileiros para aproximar dois países e seus povos, realizando atividades culturais, acadêmicas e sociais. CCBT possui sua matriz em São Paulo e filiais em Brasília, Belo Horizonte, no Rio de Janeiro no Brasil e uma unidade em Istanbul, na Turquia. O Dia da Turquia (29 de maio) na Câmara Municipal de São Paulo e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, foi instituído com iniciativas do CCBT. CCBT concede prêmio anual para personagens que se destacam na relação entre dois países em quatro categorias: acadêmica, cultural, mídia e especial.

Colégio Belo Futuro Internacional (CBFI) é uma escola fundada em 2007, com iniciativas dos empresários da Turquia. Embora poucos anos de existência CBFI já está entre 150 melhores escolas do Estado de São Paulo. Organiza anualmente olimpíada de matemática voltada para alunos das escolas públicas. É uma escola bilingüe (português e inglês), secular, voltada para brasileiros. CBFI possui estrutura de última geração nas salas de aula e nos laboratórios. Além dos professores brasileiros experientes que compõem 75% do corpo docente, os professores estrangeiros trazem novos conhecimentos e experiências de outros países.

Câmara de Comércio e Indústria Turco-Brasileira (CCITB) fundada em 2011 por um grupo de empresários turcos e brasileiros para aumentar fluxo comercial entre dois países. CCITB já realizou mais de 30 missões empresariais entre dois países e isso gerou, nos cálculos da FIESP, um acréscimo de 35% ao volume comercial entre dois países. Numa das missões Presidente da República Dilma Rousseff fez encerramento do encontro empresarial em Ancara, em 2011.

O grupo do jornal Zaman é um dos maiores grupos de mídia independente da Turquia. O jornal Zaman possui mais de 700 mil assinantes, publicado em mais de 20 países e 10 línguas. A agência de notícias Cihan é a mais abrangente e mais ativa agência particular da Turquia. É o único grupo que possui um representante na America Latina.

http://www.al.sp.gov.br/


FOTOS DA VISITA