CCBT e ALESP organizam comemoração do Dia da Comunidade Turca e Premiação Anual do CCBT
  01.06.2018
CCBT e ALESP organizam comemoração do Dia da Comunidade Turca e Premiação Anual do CCBT

Na noite do dia 28 de maio foi realizada a Sessão Solene para comemorar o Dia da Comunidade Turca e a Premiação Anual do CCBT-2018 (Centro Cultural Brasil-Turquia), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O evento foi marcado pelas declarações de apoio e elogio aos trabalhos do CCBT e da comunidade turca. No final da Sessão Solene e Premiação, CCBT organizou, para comemorar a data, exposição de Arte Ebru "Espelho na Água", concerto de música clássica turca e coquetel turco. 

SESSÃO SOLENE

O anfitrião da Sessão Solene o Deputado Estadual Carlão Pignatari, o autor da lei (Lei Estadual 15.989) que criou o Dia da Comunidade Turca na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) abriu a sessão, depois de agradecer aos convidados, passou a palavra para o Fernando Capez que era presidente da Assembleia na data da criação da Lei. Ele foi quem deu início aos pronunciamentos.

Fernando Capez comentou no seu discurso de abertura:

“Queria cumprimentar meu grande amigo, companheiro, Carlão Pignatari. Quando eu fui exercer o mandato de presidente da Assembleia Legislativa no bieno de 2015-2016 foi meu grande aliado e braço direito. Fomos juntos atá a Turquia. Viajamos a convite do CCBT. E lá pudemos testemunhar a maravilha do trabalho social desempenhado e de todas as dificuldade que eles enfrentavam naquele momento, inclusive de perseguição política. Nós inclusive chegamos a insurgir contra a situação que estava submetido o Centro Cultural Brasil Turquia. Pudemos votar esse projeto de lei e agora fica eternizada essa data na Assembleia. Quero cumprimentar também o Mustafa, grande amigo, companheiro. Cumprimento o Oliveira, grande aigo nosso. Cumprimento a Ana Helena, o Sérgio Fausto, o Adriano Giglio. E quero dizer que aqui da Assembleia os senhores tem amigos. O segundo maior parlamento do país reconhece e apoia o trabalho dos senhores. Estaremos sempre ao lado em todos os momentos, mesmo nas dificuldades. Winston Churchil dizia que “o otimista vê em cada dificuldade uma nova oportunidade”. E vocês fazem um trabalho social maravilhoso mas sofrem interferência forte prejudicando vocês. E a política não é muito lógica, não é? Quando vocês faz tudo certo, e em razão disso você começa crescer, é ali que vem o que você menos espera que é são ações traiçoeiras, a infâmia, a postura inescrupulosa de quem nada tem a perder e só cresce mediante a destruição alheia. Nós não vamos deixar que isso aconteça com vocês. Somos fortes, somos unidos, estaremos sempre juntos. Parabéns Carlão, parabéns para essa bela sessão.”

Ana Helena Curti, presidente do Conselho Consultivo do CCBT, comentou no seu abertura: 

“Em primeiro lugar eu queria agradecer às pessoas da mesa, ao CCBT, ao acolhimento para criação desse dia que nós julgamos de grande impirtância. O CCBT que é o Centro Cultural Brasil-Turquia acabou compondo um conselho. Porque entendeu que a cultura como é e será a melhor ferramenta e melhor forma de combater as injustiças,os problemas de direitos humanos, as questões sociais, as questões de desigualdade. Então todos nós nos colocamos a disposição do Centro Cultural Brasil-Turquia. E estamos apoiando esse dia, portanto. E entendemos que a situação não é fácil. O desafio é bastante grande. Então eu acho que o CCBT tem trabalho a fazer e levantar a bandeira da arte e da cultura a serviço da igualdade e dos direitos humanos. Nos colocamos também a disposição da comunidade turca continuando esse apoio que temos dado e agradecendo o apoio que vocês nos dão. Que todos nós estejamos no caminho certo. E que possamos daqui um ano comemorar esse dia numa situação diferente dessa. Muitíssimo obrigada e boa noite. “

Mustafa Goktepe, empresário, tradutor e presidente do CCBT, comentou no seu discurso sobre o histórico Centro Cultural Brasil-Turquia, do Dia da Comunidade Turca, a premiação anual do CCBT e sua importância. Comentou também sobre a situação atual da Turquia. Destacou a importância da contribuição da comunidade turca no Brasil na área educacioal, cultural, social e empresarial. E encerrou o seu discurso agradecendo aos presentes e a comunidade.   

“Essa premiação se baseia em destacar as pessoas e instituições que fazem a promoção do bem à sociedade turco-brasileira aqui e aproximação cultural das sociedades. O CCBT vem trabalhando com todas as suas atividades para conseguir essa promoção de cultura, de paz. Suas atividades como festivais, conferências, viagens culturais sempre demonstram essa preocupação. E este tipo de evento nós achamos uma homenagem muito importante da Casa Paulista onde o povo é representado para a comunidade turca por sua contribuição.”  

PREMIAÇÃO ANUAL DO CCBT - 2018

Centro Cultural Brasil-Turquia, começou a realizar a entrega de Prêmio Anual do CCBT em 2015, na sessão solene pelo “Dia da Turquia e da Comunidade Turca” na Câmara Municipal de São Paulo, para homenagear as instituições e personalidades que contribuem para promover o diálogo, a compreensão, o respeito, o entendimento intercultural, a coesão social e aproximação de países e povos.

A escolha dos nomes nos dois anos anteriores foi feita através de escolha dos conselheiros e da diretoria do CCBT. Em 2015, os premiados foram o reitor Marco Antonio Zago, da Universidade de São PauloDanilo Miranda, diretor do SESC no estado de São Paulo; Glória Perez, autora da novela Salve Jorge, que foi filmada na Turquia; e Alex de Souza, ex-jogador de futebol.

Em 2016, foram homenageados Faculdade Cásper Líbero, diretor Carlos Costa recebeu o prêmio; Museu da Língua Portuguesa, diretor Antônio Carlos Sartini recebeu o prêmio; TV Bandeirantes, diretor executivo Caio Luiz de Carvalho recebeu o prêmio; Guga Chacra, jornalista da TV Globo News e jornal EstadãoZico, o ex-jogador e técnico de futebol.

Em 2017 foram homenageados Ana Helena Curti, curadora e professora da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Peter Demant, professor na USP, de história e de relações internacionais, especializado em questões do Oriente Médio, o mundo muçulmano e as relações islã-ocidente, Clarita Costa Maia, presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB-DF, consultora Legislativa do Senado Federal e membro do conselho consultivo do CCBT em Brasília, embaixador Luiz Henrique Pereira da Fonseca, Fernando Altemeyer Junior, professor na PUC-SP, de filosofia, teologia e de ciências da religião, Vanessa Braga Matijascic, professora na UNIFESP e da FAAP, de história e relações internacionais, especialista em paz, defesa e segurança internacional, Luis Cortez, professor doutor e vice-reitor executivo de relações internacionais da UNICAMP.  Ele recebeu o prêmio em nome da UNICAMP, a Milkela Akeme, uma estudante de 13 anos, moradora de Diadema.

A Sessão Solene continuou com a Premiação do CCBT - 2018:

 

Fernando Capez entrega Prêmio Anual do CCBT ao José Carlos de Oliveira.

O primeiro prêmio (um troféu) foi entregue pelo Fernando Capez, Deputado estadual, Presidente da Assembléia de São Paulo entre 2015 e 2017 ao José Carlos de Oliveira, Superintendente do INSS do Estado de São Paulo, administrador de empresas, autor da lei Dia da Turqua na Câmara Municipal de São Paulo com a iniciativa do CCBT, membro do Conselho Colsultivo do CCBT em São Paulo. Ele foi escolhido para receber Prêmio Anual do CCBT, em homenagem a sua atenção e carinho com a comunidade turca, sua atuação em prol da integração e sucesso desta comunidade, suas iniciativas e colaborações pela convivência harmoniosa da sociedade turco-brasileira

No seu discurso José Carlos de Oliveira comentou:

“Boa noite a todos e a todas. Eu gostaria de utilizar o meu tempo para única e exclusivamente falar que eu continuo com vocês. Me sinto parte da família turca.

Na época em que tive o prazer de conhecer o Mustafa Goktepe, nós acertamos para fazer o dia da comunidade turca na Câmara Municipal. E eu me orgulho do feito. Eu tenho orgulho de ter feito. Tenho orgulho de ser irmão do povo turco aqui em São Paulo e no Brasil. Contem comigo o que eu puder fazer para que eesa comunidade cresça e seja próspera como já é.

Eu tenho presidenciado tanto na Turquia como aqui no Brasil que  com os pessoas do CCBT e do Movimento Hizmet que única e exclusivamente no mundo tem uma filosofia que é levar a educação onde não tem educação. Nada mais, nada menos. Só levar a educação. E vejam como um político pode perseguir um movimento que propaga a educação pelo mundo.

Então contem comigo. Estou à disposição. Muito obrigado. Boa noite.”


O segundo prêmio do CCBT foi  para Professora Rossana Valeira de Souza e Silva, diretora Executiva do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, professora da Universidade de Brasília, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Paris 8. 

Ela foi escolhida para receber Prêmio Anual do CCBT, em homenagem a seus trabalhos pela internacionalização das universidades brasileiras, através de convênios e projetos com dezenas de universidades estrangeiras na frente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

Por causa dos problemas de abastecimento, o voo da professora rossana foi cancelado. por isso ela não esteve presente na Sessão Solene.


O terceiro prêmio do CCBT foi para Cáritas – Arquidiocena de São Paulo.

Cártias é uma entidade de promoção e atuação social, defesa dos direitos humanos e desenvolvimento sustentável solidário.

A instituição foi escolhiao para receber Prêmio Anual do CCBT, em homenagem aos seus trabalhos com os refugiados vindos de diversas partes do mundo.

Por causa dos problemas de abastecimento o representande da Cáritas não esteve presente na Sessão Solene.


 

Carlão Pignatari entrega Prêmio Anual do CCBT ao Ségio Fausto.

O quarto prêmio (um troféu) foi entregue pelo Carlão Pignatari, empresário, deputado estadual, autor da Lei Estadual da Comunidade Turca no Estado de São Paulo ao Ségio Fausto, superintendente do Fundação Fernando Henrique Cardoso, Cientista Político, Co-diretor da Plataforma Democrática, Co-diretor da Coleção "O Estado da Democracia na América Latina".

Ele foi escolhido para receber Prêmio Anual do CCBT, em homenagem a seu esforço para incrementar as atividades das pessoas e das instituições para maior conhecimento, convivência e integração das sociedades turca e brasileira.

Este prêmio homenageia também os imigrantes vindos da Turquia há algumas décadas e hoje cidadãos muito bem-sucedidos no Brasil. Os antepassados do Sergio Fausto vieram de Urla, da região do Mar Egeu da Turquia.

No seu discurso ao receber o prêmio o Sérgio Fausto comentou:

“Como foi dito anteriormente, um pedaço da minha família tem raizes na Turquia. Judeus turcos que deixaram a Turquia em 1923 nascidos em Urla um pequeno vilarejo no litoral da Turquia muito perto de Esmirna que eu tive prazer de conhecer graças ao convite do CCBT. Então tem um significado especial receber esse prêmio. Um pedaço da minha família veio da Turquia. Foi muito bem acolhido aqui no Brasil.E eu sou fruto desse acontecimento que tem hoje quase um século. E de alguma maneira consigo me colocar na posição de vocês que chegaram ao Brasil.

Quando eu sou chamado pelo direção do CCBT, pelo Mustafa, pelo Yusuf, pessoa de quem gusto imensamente a interceder em favor da comunidade turca em São Paulo ligada ao Movimento Hizmet, eu me sinto com uma sensação de obrigação de ajudar. Porque em algum momento a minha família foi acolhida aqui no Brasil. E das coisas que mais me indignam e que vem a ocorrer infelizmente com alguma frequência no Brasil é o fato de que os respesentantes do atual governo turco por intermêdio das suas representações diplomáticas tanta Embaixada em Brasília quanto Consulado em São Paulo tem interferido no funcionamento normal, corriqueira na liberdade que é consagrado pelo Constituição Brasileira para que os turcos aqui exerçam os deus direitos. Acho que isto é absolutamente inadmissível. Como brasileiros nós não podemos aceitar esse tipo de interferência. E vocês devem contar com os brasileiros que estão próximos a vocês. Para, a palavra é correta, denunciar uma intromissão indevida, inteiramente incompatível com caráter democrático do Brasil.

Eu queria registrar mais uma vez a minha alegria por receber esse prêmio e apenas dizer obrigado. Boa noite a todos vocês. “

Carlão Pignatari ao entregar o prêmio comentou sobre a perseguução que o Movimento Hizmet sofre:

“Quando eu vejo os representantes de um país que eu tive uma honra enorme de conhecer, de ver suas belezas de um movimento fazendo uma pressão enorme a ponto de enviar um email para Assembléia Legislativa dizendo que nós não poderíamos tocar o hino turco hoje. Infelizmente por um erro da minha assessoria nós não trouxemos o hino. Mas podemos tocar, porque quem manda aqui não é os representantes da Turquia. Somos nós aqui em São Paulo. Nós somos eleito pelo povo paulista para defender a todos. Então é importante dizer que nós estamos do lado das pessoas que querem o bem. Se algum dia eu não puder ajudar alguém, atrapalhar eu não vou. E isso que nós temos que fazer. Mas infelizmente não isso que está acontecendo. Isso não é inadmissível pela democracia brasileira.“


 

Ana Helena Curti entrega Prêmio Anual do CCBT ao Adriano Carneiro Giglio.

O quinto prêmio do CCBT foi para ADRIANO CARNEIRO GIGLIO.

Ele é chefe de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Coordenador do Projeto Dupla Escola, Sóciologo, professor, gestor público, Especialista em Educação.

Ele foi escolhido para receber Prêmio Anual do CCBT, em homenagem aos trabalhos em frente ao projeto Dupla Escola da Secretaria de Educação no Rio de Janeiro.

Uma escola estadual em Duque de Caxias faz parte desse projeto com CCBT, onde mais de 250 alunos estão tendo acesso a uma educação trilíngue de qualidade e intercultural.

Adriano Carneiro Giglio ao receber o prêmio comentou sobre processo de parceria do Secretaria de Educação do Rio Janeiro com o CCBT:

“No ano de 2013 a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro iniciava um projeto ambicioso para expandir o horário integral e uma linha de ação para isso era incrementar grade curricular para introdução de idiomas e de outos conhecimentos que pudessem ser associados aos idiomas que a gente chamou de colégios interculturais. Hoje o Rio de Janeiro possui seis colégios interculturais com parcerias de países, órgãos e  associações.

O CCBT se mostrou muito atento e atenciosos à comunidade escolar. O público que nós atendemos são jovens de camadas menos favorecidas ou vulneráveis da sociedade fluminense. E eles se mostraram encantados em conhecer a cultura turca, os hábitos, a linguagem. E assim encantou todos e extendemos o projeto a um colégio que foi reinaugurado em Jardim Gramacho na cidade Metropolitana de Duque de Caxias. Quase 300 alunos frequentam essa escola em horário integral. Tem sido um sucesso. As famílias disputam as vagas porque sabem que ali existe um coletivo de pessoas muito dedicadas a bem estar deles. E esse coletivo é formado pelo CCBT e nossos professores. A escola virou uma referência de qualidade naquela região. A procura no período de matrícula passa de sete candidatos por vaga.

É uma alegria poder testemunhar isso para vocês e saber da importância do legado que já foi deixado aqui por um povo tão amistoso e tão preocupado em criar esse ambiente fraterno, humano, de mútuo entendimento.”

Presidente da Sessão Solene, Deputado Carlão Pignatari, encerrou o evento:

“Convidamos a todos para a abertura da exposição preparada pelo ccbt no espaço Café São Paulo sob o título “Arte ebru – Espelhos na Agua”, da artista turca Guzin Cobanoglu, para o coquetel turco e concerto de música clássica turca. Mas antes disso vamos encerrar em grande coisa com o Hino da Turquia.”

O evento foi encerrado com o Hino Nacional da Turquia.

FOTOS DO EVENTO

VIDEO ÍNTEGRO DA SESSÃO SOLENE