Senador Cristovam Buarque visita refugiados sírios e faz lançamento do livro em turco a convite do CCBT
  10.11.2015
Senador Cristovam Buarque visita refugiados sírios e faz lançamento do livro em turco a convite do CCBT

Senador Cristovam Buarque esteve na Turquia a convite do Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT), em outubro de 2015, para visitar os refugiados sírios nas cidades de Kilis e Gaziantep, no sul da Turquia, na fronteira com Síria e participar dos eventos do lançamento de um dos seus livros em turco.

CCBT traduziu o livro REAJA! do Senador Cristovam para turco e o convidou para lançamento. O discurso do Senador em inglês, a participação dos acadêmicos e jovens universitários, com suas perguntas e comentários marcaram o evento do lançamento na Suleyman Sah University em Istanbul, no dia 06 de outubro de 2015: http://www.ssu.edu.tr/

FOTOS DO LANÇAMENTO 

Além do lançamento do livro, CCBT organizou, em parceria com Journalists and Writers Foundation, um seminário, como parte do programa Encontros de Taksim, no Hotel Elite World em Istanbul, com tema “oposição e protesto em um mundo incerto”. Mais de 30 jornalistas e acadêmicos participaram do encontro, além do Cônsul do Brasil em exercício, Sr. José Wilson Moreira: http://gyv.org.tr/

Acadêmico e jornalista Murat Ozbank, da Istanbul Bilgi University, e Cengiz Aktar da Bahçesehir University compuseram a mesa com Senador Cristovam. O seminário contou com renomados jornalistas da Turquia, onde exercer essa função independentemente se tornou muito complicado por causa das pressões do Governo turco.  Entre participantes do seminários são Bulent Kenes, Yavuz Baydar, Cemal Ussak, Ergun Babahan, Erkam Tufan Aytav, Sevgi Akarçesme e Cafer Solgun.

FOTOS DO SEMINÁRIO

Senador visitou acampamento e casas de refugiados sírios na cidade de Kilis, na fronteira com Síria. A visita às famílias, testemunhando a situação triste das vítimas da guerra na Síria causou muita emoção e preocupação. Foi visitado também o local onde Kimse Yok Mu, a fundação de ajuda humanitária do Movimento Hizmet, distribui comidas diariamente para 4 mil refugiados. Estima-se que há mais de 3 milhões de refugiados sírios na Turquia, uma parte desse número sem registro algum no país, aproximadamente 400 mil moram nos acampamentos.

FOTOS DA VISITA AOS REFUGIADOS SÍRIOS EM KILIS-GAZIANÍEP-TURQUIA

Senador visitou Zirve University em Gaziantep, onde foi recebido pelo Reitor Prof. Dr. Adnan Kisa e pelos diretores. Visitou em Gaziantep e Kilis a fundação de caridade Kimse Yok Mu. Foi apresentado os trabalhos do Movimento Hizmet na Fundação de Jornalistas e Escritores, em Istanbul. Com pouco tempo que restou dos programas houve visitas culturais.

FOTOS DAS VISITAS