Senador Cristovam Buarque viaja à Turquia a convite do CCBT
 
Senador Cristovam Buarque viaja à Turquia a convite do CCBT

Senador Cristovam Buarque viajou à Turquia a convite do Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) para visitas institucionais, entre 22 e 28 de julho de 2014.

Senador Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque (Recife, 20 de fevereiro de 1944) é um engenheiro mecânico, economista, educador, professor universitário, consultor de importantes instituições internacionais e político brasileiro. É o criador da Bolsa-Escola, que foi implantada pela primeira vez em seu governo no Distrito Federal. Ele foi reitor da Universidade de Brasília de 1985 a 1989, governador do Distrito Federal de 1995 a 1998, Senador pelo Distrito Federal desde 2002. Foi Ministro da Educação entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Lula e foi reeleito nas eleições de 2010 para o Senado pelo Distrito Federal, com mandato até 2018.

CCBT convidou o Senador Cristovam à Turquia para apresentar as instituições do Movimento Hizmet (Movimento Gülen), visitando Colégio Fatih (Fatih College), Universidade de Fatih (Fatih University), jornal Zaman e Today's Zaman, think tank Fundação de Jornalistas e Escritores (The Journalists and Writers Foundation), instituição de caridade Kimse Yok Mu e Baküm (Brezilya-Anadolu Kültür Merkezi, filial do Centro Cultural Brasil-Turquia em Istambul), além de algumas instituições empresariais fundadas pelos jovens empresários e apoiam os trabalhos sociais, educacionais, culturais do Movimento Hizmet.

Senador Cristovam ficou surpreso e admirado pelos trabalhos do Movimento Hizmet, em especial atividades educacionais com centenas de escolas em mais de 150 países em todos os continentes do mundo. Senador Cristovam é conhecido pelos trabalhos à melhoria da educação no Brasil. Ele vai escrever um artigo para ser publicado no jornal Today's Zaman, o maior jornal diário em inglês na Turquia, sobre suas impressões na visita.

CCBT está fazendo seleção de um dos dezenas de livros do Senador para traduzir para turco.