Publicações

O Centro Cultural Brasil-Turquia faz traduções de livros entre dois idiomas para dispor de fontes para pesquisadores, acadêmicos, estudantes, jornalistas, oficiais, entre outros. Os primeiros livros escolhidos pelo Conselho do CCBT foram os seguintes livros, todos sobre recente história do Brasil.


Latin Amerika'da Bağımlılık ve Kalkınma (Dependência e Desenvolvimento na América Latina)

Autor: Fernando Henrique Cardoso - Enzo Faletto
Editor: Civilização Brasilei
Página: 234
Lançado na Turquia em 2014
Descrição: Ao oferecer uma visão sintética de uma região diversificada, mas com pontos de identidade entre os vários países que a compõem, este livro foi inovador por quebrar o simplismo de considerar todas as situações de dependência como iguais e submetidas mecanicamente à 'lógica do capital' e porque os autores, ao descrever, conforme denominaram, 'a nova dependência', fizeram uma das primeiras caracterizações do que se designa hoje 'globalização'. Quase quarenta anos depois do lançamento, 'Dependência e Desenvolvimento na América Latina' é uma obra fundamental para entender a trajetória da região.


A Vida Quer é Coragem

Autor: Ricardo Batista Amaral
Editor: Primeira Pessoa
Página: 336
Descrição: A trajetória pessoal da presidenta Dilma Rousseff e a história do Brasil moderno se entrelaçam numa grande reportagem. Do suicídio de Getúlio Vargas, quando era criança, ao golpe de 1964, quando se aproxima das organizações de esquerda. Da clandestinidade, prisão e tortura na ditadura militar, à luta pela anistia e pela redemocratização. O encontro de Dilma com Leonel Brizola, na fundação do PDT, e sua aproximação com Lula, durante o apagão e na campanha eleitoral de 2002. A chefia da Casa Civil, que assume em plena crise do mensalão, os bastidores da reeleição, a luta contra o câncer e a vitória nas eleições de 2010: uma história de resistência, esperança e coragem.


Conversas com Jovens Diplomatas

Autor: Celso Amorim
Editora: Benvirá
Páginas: 616
Descrição: Conversas com jovens diplomatas é uma reunião das principais palestras que o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim fez aos alunos do Instituto Rio Branco. O ministro fala da política externa do governo Lula, suas conquistas e fracassos, com ênfase no relacionamento comercial, na abertura de novas frentes de negócios internacionais e nos tratados que o país assinou na ONU, na OEA e na OMC, entre outros. É um retrato inédito do relacionamento do Brasil com o mundo, escrito por um dos mais importantes personagens que ajudaram o Brasil a projetar sua imagem no exterior e se tornar peça-chave do tabuleiro internacional.


O Filho do Brasil

Autor: Denise Paraná
Editora: Editora Objetiva
Páginas: 528
Descrição: O relato emocionante da origem do torneiro-mecânico que se elegeu presidente da república, e de como seu amor pela mãe fez com que ele transformasse o impossível em realidade.
Pouco depois da cerimônia do seu primeiro casamento, na hora de partir para a lua-de-mel, Luiz Inácio, caçula de D. Lindu, agarrou a mãe e desatou a chorar. Ia morrer de saudades. Ele se recompôs e viajou com sua esposa, mas voltou antes do planejado, de tanta falta que sentia de D. Lindu.
O episódio, relatado neste livro por Denise Paraná, dá a dimensão da ligação entre Lula, na época dando seus primeiros passos no sindicalismo, e sua mãe. Não é de se espantar, portanto, que a figura de D. Lindu - uma mulher cuja meta de vida era criar os oito filhos de maneira digna - tenha norteado a existência do homem que é hoje um dos políticos mais influentes do mundo. Foi graças ao exemplo dela que Lula conseguiu superar as inúmeras tragédias e desafios que surgiram no seu caminho.
'A História de Lula, o Filho do Brasil' revela a importância da mãe para a formação do líder e mostra como um menino tímido se transformou, nos anos 70, no principal sindicalista brasileiro. O livro narra ainda alguns dos episódios mais dramáticos da vida de Lula, como os maus tratos sofridos na mão do pai alcoólatra, o acidente que lhe custou um dedo e a morte de sua primeira esposa e do filho que ela estava esperando.