Mensagem de Fethullah Gülen sobre os rumores de uma segunda tentativa de golpe
  06.10.2016
Mensagem de Fethullah Gülen sobre os rumores de uma segunda tentativa de golpe

02 de outubro de 2016, Pensilvânia/EUA

Como vítima de todos os golpes militares no passado, reitero a minha convicção de que a democracia não pode ser alcançada e nem protegida através de intervenções militares. Como falei anteriormente, eu jamais aprovarei uma intervenção através de meios antidemocráticos, mesmo que os líderes políticos eleitos persigam a mim e aos participantes do movimento Hizmet, com total desrespeito aos direitos humanos fundamentais.

Eu reprovo e refuto a tentativa de golpe e o pensamento atrás dela. Serei contra o pensamento, discurso e prática dessa, inclusive dos membros do Movimento Hizmet, se houver. 

Condeno veementemente as fortes acusações que me retrataram como arquiteto na tentativa do traiçoeiro golpe ocorrido em 15 de julho, apesar de eu já ter declarado, clara e repetidamente, que não tenho nada a ver com isso. Se algumas pessoas que pareciam ter simpatia pelo Movimento Hizmet tiveram envolvimento na tentativa deste traiçoeiro golpe, esses ajudaram aos que querem mostrar, com alegações difamatórias, o movimento Hizmet e mim ligados ao terror, mesmo que nós não tenhamos nenhum outro objetivo senão a paz.

Logo após o traiçoeiro golpe e acusações irresponsáveis e sem fundos contra mim, eu propus que uma comissão internacional investigasse o golpe, e me comprometeria a aceitar o resultado apresentado por esta comissão. Apesar desta proposta feita por mim, não houve nenhum trabalho nesse sentido, continuaram a me culpar e culpar os membros do Movimento Hizmet sem prova alguma e não permitiram investigação sobre o golpe. Tudo isso mostra que não querem que os verdadeiros organizadores do golpe sejam descobertos. Dizem não ser necessária nenhuma investigação por causa das declarações assinadas pelos presos sob graves torturas, e isso só aumenta as dúvidas sobre o golpe.

Os líderes do Estado que declararam não saber nada de golpe até os tanques militares começarem a andar nas ruas, em algumas horas declararam o Hizmet como organizador do golpe. Isso é mais uma prova da intenção verdadeira deles.

O Hizmet que há décadas vem sendo o representante da paz e harmonia na Turquia, anteriormente foi acusado de outras formas e agora está sendo acusado com a tentativa de golpe traiçoeiro, e está claro que com isso querem mostrar o Hizmet como se fosse ligado à violência e ao terrorismo. No entanto, os membros do Hizmet, mesmo enfrentando grandes violações de seus direitos básicos e sofrer uma perseguição dura e até tortura, não vão no caminho de violência e continuam a se defender por meios legais, assim frustram os trabalhos de calunia.

Acredito que os rumores de uma segunda tentativa de golpe nos últimos dias também tenham esse mesmo objetivo, e estou preocupado que isso seja uma nova armadilha a todos os cidadãos e aos membros do Hizmet. Acho também muito assustadores as ameaças expressas na mídia de isolação e execução das pessoas na prisão.

Declaro a todo o mundo, mais uma vez, que, mesmo enfrentando a mais severa perseguição, repressão, discriminação e inclusive tortura, os membros do Hizmet não irão deixar de ser fiel à democracia e ao estado de direito. A prioridade dessas pessoas, que sequer pisaram em uma formiga na vida, será a luta contra a segregação, ignorância e pobreza, com objetivo de a paz dominar o mundo, e seu lema sempre será, embora muitas barreiras, ações positivas. 

Respeitosamente,

Fethullah Gülen