Hizmet, Conhecimento Religioso e Educação Científica
  30.05.2016
Hizmet, Conhecimento Religioso e Educação Científica

CCBT participou do 39º encontro anual da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais), em Caxambu/MG, entre 26 e 30 de outubro de 2015. 

Prof. Dr. Mark Webb da Texas Tec University foi convidado pelo CCBT e deu uma palestra sobre Movimento Hizmet, sob título Abstract of “Hizmet, Religious Knowledge, and Scientific Education” no dia 28/10, quarta-feira, das 11h30 às 13h00, na sala 4 no Anfiteatro Glória do Hotel Glória.

Revista Brasileira de Ciências Sociais
versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

WEBB, Mark Owen. HIZMET, CONHECIMENTO RELIGIOSO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2016, vol.31, n.90, pp.9-16. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.17666/31909-16/2016.

O movimento Gülen, ou Hizmet, é um movimento internacional de voluntários, organizando os recursos financeiros e esforços humanos para servir a humanidade em todo o mundo. No início, o movimento era povoada inteiramente apenas por muçulmanos turcos, e mesmo hoje, a maioria dos participantes do movimento são motivadas pela fé religiosa. Mas, o Hizmet conta com participantes e voluntários de todos os países e credos. Um dos valores que o movimento suporta é o valor da educação, especialmente nas ciências. Mas reivindicações de conhecimento na ciência e na religião vêm frequentemente em conflito um com o outro. O discurso do Prof. Webb descreverá o problema particular para o movimento Hizmet em termos de doxastic-prática epistemologia, e descreverá possíveis conflitos relacionados com isso. O artigo a ser apresentado encerra com uma sugestão para um determinado método de solução que respeite as reivindicações da religião e da ciência do conhecimento, sabendo que isso exige algum sacrifício.

Segue o link para o artigo completo PDF: HIZMET, RELIGIOUS KNOWLEDGE, AND SCIENTIFIC EDUCATION (Inglês)

Fonte: http://www.scielo.br/