CCBT organiza festival de cinema turco em Brasília em parceria com SESC-DF
  15.09.2015
CCBT organiza festival de cinema turco em Brasília em parceria com SESC-DF

Em parceria com o SESC-DF, o Centro Cultural Brasil Turquia (CCBT) Filial em Brasília organizou festival de cinema turco com 4 filmes nas 4 salas do Cine Club SESC-DF: Setor Comercial Sul, Ceilândia, Gama e Taguatinga Norte.

A inauguração do festival aconteceu no dia 08 de setembro, no auditório do SESC-DF, unidade Setor Comercial Sul. Presidente do CCBT, Mustafa Goktepe, diretor do CCBT-DF, Abdullah Boztas, coordenadora de ações culturais do SESC, Juliana Caldeira Sichieri Valaderes, coordenação de ações culturais, Andrea Campos, assistente social do SESC, Maria da Penha Felippe Barrozo, professores e alunos do CCBT, universitários e o público em geral de Brasília participaram da inauguraçao.

Antes do filme, CCBT organizou uma apresentação da Arte Ebru, a arte típica turca de pintura sobre um líquido especial.

O filme inaugural do festival foi o Selam. Selam literalmente significa "cumprimento", "saudação". Essas palavras são o primeiro passo para construir pontes e dialogo entre pessoas. O filme Selam retrata o Movimento Hizmet, um movimento da sociedade civil, surgido na Turquia há 40 anos, através  da história de três professores, idealistas de educação, que viajam para trabalhar nas escolas do movimento na Bósnia, Senegal e Afeganistão.

É o único filme gravado na Afeganistão nos últimos 35 anos.

Histórias retratadas no filme são verdadeiras, exemplos de muitas outras histórias de milhões de voluntários do Hizmet.

O movimento Hizmet inspirado no erudito turco Fethullah Gulen, e atua em mais de 170 países, com escolas, centros de dialogo, centros culturais, instituições de ajuda humanitária e mídia. A educação e o diálogo são principais focos do Hizmet.


Os convidados que assistiram ao filme SELAM ficaram muito comovidos e alguns comentaram sobre o filme:

Andrea Campos, coordenação de ações culturais (CODEC), técnica em nível superior do Sesc-DF:

“No último dia 8, o CCBT nos proporcionou uma noite memorável, com demonstrações de Arte Ebru e a exibição do filme SELAM. Além disso, contamos com uma breve apresentação do Sr. Mustafa Göktepe sobre o Movimento Hizmet.”

A obra é tecnicamente impecável, roteiro muito bem escrito e direção coerente. SELAM tem um ritmo suave mas de nenhuma forma pedante. Duas áreas merecem especial atenção nessa obra, a fotografia belíssima e contemplativa, com iluminação delicada que vem de encontro com a temática; e o som que acentua cada sensação que o filme traz, com trilha sonora tocante.

SELAM é uma lição de solidariedade e amor ao próximo independente de religião, nacionalidade ou ideologia. Acredito que este filme transforma a vida de todos que assistem, abre nossos olhos e nos faz parar para pensar nas nossas escolhas e como agimos perante a sociedade. Um gesto que pode parecer tão comum para você muda profundamente a vida de alguém.

Sem nenhuma pretensão, a Mostra de Cinema Turco nos surpreendeu positivamente, não só pela temática, também pela qualidade técnica dessas produções que são tão pouco conhecidas aqui no Brasil.

Agradeço profundamente ao Sr. Mustafa Göktepe, Sr. Abdullah Boztas e à toda equipe do CCBT envolvida neste projeto.”


José Machadoneto, aluno do curso de língua e cultura turcas no CCBT:

“O filme conta uma bela história, ao tempo em que versa sobre um período que certamente marcou a sociedade turca. Além de carregar essa "bagagem" histórica, apresenta uma parte bastante interessante da cultura turca, como a disseminação do costume do "selam", capaz de construir pontes entre pessoas separadas pelos conflitos. Interessante, enriquecedor e inspirador.”


Maria da Penha Felippe Barrozo, assistente social do SESC-DF:

“Ontem, tive a especial oportunidade de assistir ao filme SELAM, na Unidade do Sesc do Setor Comercial Sul, durante o evento promovido pelo CCBT e SESC-DF.

O primeiro ponto a destacar é que é impossível não refletir e não se emocionar, enquanto as cenas se desenvolvem. No mínimo, chorar e ficar sem palavras ao final da exibição é o que pode acontecer, como ocorreu comigo.

O que dizer do texto? Sensível, profundo, edificante, propositivo, terno e inspirador de processos de reflexão, de tomada de consciência e de transformações comportamentais.

O que dizer das cenas?  cheias de realismo e de conteúdos universais, capazes de provocar um sem-número de questões a serem formuladas à contemporaneidade, ao futuro e a cada ser vivente do planeta.

O que dizer mais de SELAM?

Além de tudo o que aqui foi dito, foi possível conhecer mais de perto a Turquia; sua cultura; seus pensamentos; sua religiosidade; suas preocupações com o mundo, com as relações entre as pessoas ao redor do planeta; e conhecer ainda suas formulações para a construção de uma sociedade humana mais fraterna, mais unida, mais compromissada com o destino de todos os povos. A deixa do filme: SELAM.”


Eliani Morais, professora de português para estrangeiros:

“Eu achei fantástico o filme. Traz muitas reflexões para os dias atuais, apesar de ser um filme já antigo. Confesso que chorei muito na parte final que fala sobre como deveríamos ser para as outras pessoas. Acho muito importante a "marca" nossa que deixamos nas outras pessoas. O que de nós fica nelas. Enfim, AMEI!”


Jackson Amorim, aluno do curso de língua e cultura turcas em Brasília:

“Selam é realmente um filme surpreendente e sensacional. Sua história nos leva para uma profunda reflexão sobre a vida e o contexto atual do mundo. Um exemplo de compaixão, benevolência, coragem e caridade de forma jamais vistas antes. 

Como pode alguém abrir mão de seus próprios sonhos, carreira e ambições pessoais, deixando o conforto de casa, a família e amigos, para viver em um lugar precário, para se dedicar a felicidade de pessoas que ele nem mesmo conhece? Muitas pessoas falam sobre a paz, mas quantas pessoas realmente estiveram dispostas a se doar em prol da paz. 

O filme mostra essas pessoas. Longe dos palcos e dos holofotes, mesmo não recebendo aplausos ou medalhas, e mesmo sendo alvos de críticas e difamações, eles continuam a realizar o seu trabalho, buscando levar a esperança e felicidade para os necessitados, construindo 'pontes' onde só existiam 'rios'. Mudando o curso da vida de outras pessoas, plantando pelo mundo as sementes da paz. 

Em resumo, é um filme que fala sobre algo que não pode ser descrito com palavras. É um filme que muda vidas.”


Fotos sobre evento: