CCBT e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo comemoram Dia da Turquia com Sessão Solene
  29.07.2016
CCBT e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo comemoram Dia da Turquia com Sessão Solene

Com a iniciativa do Centro Cultura Brasil Turquia-CCBT, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a Câmara Municipal de São Paulo estabeleceram o dia 29 de maio como DIA DA TURQUIA. Na semana do Dia da Turquia, CCBT organiza vários eventos para comemorar a data, como exposições, concertos e seminários, além de Sessão Solene em ambas as instituições.

Este ano, na noite do dia 30/5, foi realizada a Sessão Solene do Dia da Turquia e da Comunidade Turca na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O Presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez, abriu e dirigiu a sessão solene parabenizando a Comunidade Turca pelo seu dia. Esteve presente também o Deputado Carlão Pignatari, o autor da lei do Dia da Turquia, e outros deputados e secretários e assessores, além da comunidade turca e brasileiros amigos da Turquia.

Além do Presidente Capez, falaram durante a solenidade o autor da lei, Carlão Pignatari, a presidente do Conselho Consultivo do CCBT, Ana Helena Curti, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Turco-Brasileira, e o presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, Mustafá Goktepe. Todos enalteceram o estreitamento das relações entre os dois países. Goktepe falou também das realizações do CCBT, como a realização de cursos de turco para brasileiros e de português para turcos, e a realização de palestras, seminários e conferências e outras atividades cultuais como organização de Festival Internacional de Língua e Cultura, concertos e exposições. Ele disse que o CCBT é uma instituição inspirada no Movimento Hizmet, surgido no final dos anos 1960 na Turquia, com inspirações nas ideias do Fethullah Gulen, e tem como principal objetivo promover a coexistência pacífica entre religiões e culturas, a democracia e a liberdade de pensamento, por meio de organizações sem fins lucrativos. 

O Presidente Capez convidou a todos para, após a solenidade, comparecerem ao Espaço 5º Centenário da Assembleia para a inauguração da exposição fotográfica, organizada pelo CCBT, com obras de arte Ebru e Caligrafia e de paisagens de Istambul.

Além da exposição, CCBT organizou um concerto de música clássica turca, executada pelo grupo e foi oferecido um coquetel com comidas típicas da culinária turca.

FOTOS E VÍDEOS DO DIA DA TURQUIA E DA COMUNIDADE TURCA NO ESTADO DE SÃO PAULO

 

NOTÍCIA DA TV ALESP SOBRE DIA DA TURQUIA E DA COMUNIDADE TURCA NO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Fontes: