DECLARAÇÃO: CCBT é uma associação brasileira, não governamental…
  15.11.2016
DECLARAÇÃO: CCBT é uma associação brasileira, não governamental…


O Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) é uma associação brasileira, NÃO-GOVERNAMENTAL, fundada e administrada por um grupo de turcos e brasileiros. CCBT não possui nenhum vínculo administrativo e financeiro com governo turco e brasileiro. 

O motivo de lembrar essa informação é que: foi fundado um centro cultural pelo governo turco em São Paulo, uma das unidades da rede Instituto Yunus Emre, um órgão estatal, presente em alguns países, apoiado pelo Consulado e Embaixada da Turquia onde atua. 

Um dos resultados da perseguição generalizada na Turquia foi o fechamento de milhares de associações (educacionais, culturais, empresariais e de imprensa), por serem críticas ao autoritarismo no país. Por não conseguirem fechar as instituições fora da Turquia, estão sendo feitos dois trabalhos: 

  1. Difamar e tentar desacreditar as instituições, 
  2. Abrir novos centros culturais com recursos públicos, com objetivo de difundir a ideologia do governo turco. 

No Brasil ambos os trabalhos estão sendo feitos. Acabou de ser fundado um centro cultural, chamado Centro Cultural Turco no Brasil. 

Declaramos que o Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) não tem nenhum vínculo e nenhuma relação com essa instituição. CCBT continuará a atuar independente dos governos, como vem fazendo desde sua fundação, realizando atividades culturais, acadêmicas e sociais para promover o diálogo, a amizade, o entendimento intercultural e a coesão social.

Atenciosamente,

Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) 
www.brasilturquia.com.br
www.ccbt.com.br